Notícia

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conselheiros de Desenvolvimento Rural de São José dos Pinhais

Secretário de Políticas Agrárias da Fetaep, Marcos Brambilla, falou sobre o papel dos Sindicatos enquanto entidade representativa

Secretário de Políticas Agrárias da Fetaep, Marcos Brambilla, falou sobre o papel dos Sindicatos enquanto entidade representativa
 
 


Por iniciativa do
secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona Filho, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de São José dos Pinhais, cerca de 30 conselheiros do CMDR passaram por um curso de capacitação no dia 24 de agosto. A Fetaep, convidada para ser uma das entidades palestrantes, foi representada pelo secretário de Políticas Agrárias, Marcos Brambilla. Na ocasião, ele falou sobre a função do Sindicato enquanto entidade representativa e também sobre a importância da organização sindical e função dos conselheiros.
 
Segundo Brambilla, objetivo da capacitação foi propiciar aos participantes condições de entendimento acerca da sua função dentro do Conselho. “Conhecer o papel e os objetivos de cada departamento envolvido é fundamental”, pondera o secretário da Fetaep, que aproveitou a ocasião para a destacar a importância do conselheiro enquanto liderança e interlocutor entre a comunidade e o Conselho. “Eles precisam ter consciência de que fazem parte de um espaço que tem autonomia para avaliar e definir as prioridades do município, assim como exercer um controle social sobre os recursos públicos investidos no segmento”, afirma, ressaltando ainda que cabe ao conselheiro o controle e a fiscalização na plena implementação das políticas governamentais para a agricultura familiar.
 
Além da Fetaep, a Secretaria Estadual de Abastecimento e Agricultura (Seab) e o Instituto Emater também estavam entre os palestrantes.
 
A criação do Conselho foi uma demanda da Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada no ano passado. “Depois de aprovado a reativação do CMDR na Conferência, o município passou a demonstrar uma organização maior, além de voltar mais suas ações aos agricultores familiares”, cita Brambilla. Atualmente o presidente do Conselho é o presidente do STTR de São José dos Pinhais, Alberto Setnarski.