quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Com pé na estrada, FETAEP inicia rodadas sindicais pelo Paraná
Agendas regionais aproximam a Federação dos Sindicatos e fortalecem a agricultura familiar
Com o objetivo de ampliar o diálogo com os dirigentes sindicais, alinhar estratégias e fortalecer a atuação em defesa da agricultura familiar, a diretoria da FETAEP iniciou 2026 com o pé na estrada e foco em resultados. Ao longo das próximas duas semanas, estão sendo realizadas dez rodadas sindicais nas regionais do interior do Paraná, aproximando ainda mais a Federação da sua base.
A largada aconteceu na Regional Sudoeste, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco, marcando o início de um amplo processo de escuta, diálogo e alinhamento com os sindicatos filiados. As agendas já passaram pelas regionais Oeste e Noroeste Umuarama e seguem agora para as próximas etapas: Noroeste Paranavaí, Norte, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí, Campo Mourão, Centro-Sul e Curitiba.
Os encontros reúnem a diretoria da FETAEP, da FETARP e da CONTAG, com a participação da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, além de diversos parceiros institucionais. Entre os principais temas debatidos estão o planejamento das atividades de 2026, a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical, as campanhas sindicais, o fortalecimento das políticas públicas e ações voltadas à agricultura familiar, além dos atuais e novos convênios em construção.
Entre os parceiros envolvidos, destacam-se o Senar-PR, o IDR-PR, a Cresol Baser e Horizonte, o Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Unicafes, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Fundação Rureco e a Itaipu Binacional.
Segundo o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, as rodadas sindicais são estratégicas para o fortalecimento do movimento. “A diretoria passa o dia todo dialogando com os dirigentes sindicais sobre convênios, projetos, planejamento do ano e sustentabilidade. É um espaço fundamental para ouvir os sindicatos e, ao mesmo tempo, apresentar tudo o que temos de novo”, destacou.
Além dos debates, a programação inclui oficinas, informes sobre sistemas e departamentos de apoio aos sindicatos, campanhas de sindicalização, temas relacionados à sustentabilidade financeira e momentos deliberativos. As rodadas sindicais se consolidam, assim, como espaços essenciais de formação, articulação, diálogo e fortalecimento do movimento sindical.


