Notícia

segunda-feira, 04 de maio de 2020

Adapar amplia prazo para atualização de rebanhos

A campanha, que substitui a vacinação contra febre aftosa, começou em 1º de maio e se estenderá até 30 de novembro

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou uma portaria que prevê a ampliação do prazo para que os rebanhos paranaenses sejam atualizados. A Campanha de Atualização de Rebanhos, que substitui a vacinação contra febre aftosa no Paraná, começou na última sexta-feira (1º de maio) e se estende até 30 de novembro. A alteração é por conta da pandemia do novo coronavírus, que mudou a forma de atendimento da Adapar. A campanha então não terá mais duas etapas, uma em maio e outra em novembro, conforme previsto.

A Portaria nº 78, publicada pela agência no último dia 27, estabelece o período de forma excepcional. Conforme previsto em lei, o cadastro é obrigatório (Decreto Estadual 12.029/2014) para os produtores rurais e garante a rastreabilidade e sanidade de todo os rebanhos oarabaebses como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas.

Devendo ser realizada preferencialmente de forma online, pelo site da Adapar, a atualização de rebanho realizada em uma etapa tem como objetivo a preservação da saúde dos servidores e dos produtores rurais frente à Covid-19, segundo a entidade. No site o produtor pode encontrar o banner da Campanha de Atualização do Rebanho para acessar o sistema de comprovação, que também está disponível por meio do link: www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.

O atendimento presencial nas unidades da Adapar só será realizado quando todas as orientações das autoridades sanitárias e de saúde pública forem cumpridas. Após o dia 31 de outubro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) só será emitida em conjunto com a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade. O procedimento está de acordo com a Instrução Normativa nº 47, que suspendeu a vacina contra febre aftosa no estado.

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) filiados à FETAEP estão habilitados a emitir as GTAs. A notícia foi oficializada em junho do ano passado em seminário realizado pelo diretor presidente da Adapar, Otamir César Martins, na sede da federação em Curitiba. O termo de colaboração foi assinado também pelo presidente da FETAEP, Marcos Brambilla e pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e previu a capacitação dos funcionários dos sindicatos.

Você pode conferir a lista dos STRs habilitados a emitir a GTA aqui.