Notícia

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ações de conscientização contra o feminicídio marcam dia contra o crime

Data instituída por lei é 22 de julho

O secretário da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost, Ivone Francisca de Souza, da Fetaep, e Mara Sperandio, da CEDM, participaram do evento

A Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural da Fetaep participou nesta quinta-feira (22) de uma mobilização em Curitiba, pelo Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, com ações de conscientização contra esse crime. A data foi instituída por lei estadual sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 2019, e que tem como objetivo incentivar e unificar ações de prevenção à violência contra a mulher. O ato, que ocorreu no calçadão da Rua XV de Novembro, contou com a participação de Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho, e Mara Sperandio, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

O ônibus Lilás, unidade móvel que leva atendimento às mulheres, ficou posicionado na Praça Osório, para atendimento psicológico de mulheres, e foram distribuídos materiais informativos em defesa dos direitos da mulher, alertando contra todos os tipos de violência. “A Federação está unida com outras instituições para divulgar os acessos de proteção à mulher e coibir a violência também no campo”, comenta Ivone Francisca de Souza, secretária da Mulher da Fetaep, que esteve no evento.

O Paraná tem canais de denúncias anônimas, como os telefones gratuitos 180 (nacional) e 181 (estadual), que permitem que outras pessoas também avisem a polícia sobre casos de violência contra a mulher. Além disso, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho iniciou sua campanha virtual nas redes sociais, com o objetivo de destacar a importância de denunciar qualquer violência contra as mulheres, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, e esclarecer as pessoas que toda e qualquer agressão deve ser combatida.