Notícia

quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013

30 cursos de qualificação são ofertados para agricultura familiar

Pronatec no campo: Fetaep integra o Comitê Estadual do Pronatec Campo e mobiliza os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR´s)

A partir de fevereiro, 1.180 agricultores familiares paranaenses dos municípios de Cascavel, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Lapa, Londrina, Maringá, Siqueira Campos e Umuarama terão acesso a 30 cursos gratuitos de formação inicial e continuada do Pronatec Campo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo) – que tem o objetivo de qualificar 30 mil jovens e adultos da agricultura familiar em todo o Brasil. No Paraná, 34 turmas estão sendo organizadas. Os cursos oferecidos são os seguintes: Apicultor, Bovinocultor de Leite, Fruticultor, Horticultor Orgânico, Operador de Computador, Agente Cultural, Agricultor Agroflorestal, Auxiliar de Secretaria Escolar, Inspetor Escolar, Cafeicultor, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Orgânico, Atendente de Nutrição e Agricultor Familiar.
 
A Fetaep, que integra o Comitê Estadual do Pronatec Campo, está mobilizando os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR´s) dos municípios onde os cursos serão realizados para que atuem na organização e na divulgação do Pronatec Campo. Segundo a secretária de Educação no Campo da Fetaep, Mercedes Panassol Demore, o objetivo é fortalecer ainda mais a agricultura familiar propiciando uma educação de qualidade que respeite as especificidades do meio rural. “Entendendo e respeitando os princípios da educação no campo, é possível criar mecanismos para que o jovem permaneça na propriedade com boas perspectivas de trabalho e renda”, comenta.

Para participar, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Mais informações poderão ser obtidas junto aos STTR´s dos municípios contemplados com os cursos.
 
Pronatec Campo – O programa é uma iniciativa do governo federal, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Paraná, a entidade executora dos cursos é o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Pronatec Campo visa elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. O programa está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, nos recursos voltados para a juventude rural, como o Pronaf Jovem, e as chamadas públicas voltadas para essa parcela da população.