Notícia

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sindicatos iniciam formação CAMPO JOVEM com juventude rural

No mês de maio já foram realizados 6 eventos municipais.

Paraná retomou as formações político-sindical Campo Jovem neste mês de maio, porém agora em esfera municipal. Projeto audacioso foi encabeçado pela FETAEP, com a parceria dos Sindicatos e do Senar para a realização de 60 eventos municipais voltados à juventude rural até o final desse ano. O objetivo das formações é fortalecer a atuação da juventude nas bases preparando-a não apenas para a sucessão rural no campo, mas também para a sucessão sindical.

Os STTR´s de Francisco Alves, Cantagalo, Pitanga, Mandirituba, Figueira e São José dos Pinhais foram os primeiros a encarar o desafio e a reunir sua juventude. Com a duração de um dia, a formação visa também fortalecer a agricultura familiar mediante a sucessão rural, além de apresentar aos jovens o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais.

O secretário de Juventude da FETAEP, Alexandre Leal, esteve presente em todos os eventos. “Percebemos que os jovens chegam, muitas vezes, perdidos e no decorrer das atividades notamos que estão conseguindo captar a nossa mensagem em torno da sucessão rural e sindical”, comenta. Segundo ele, os participantes demonstraram que realmente querem ficar no campo, despertando o olhar para as políticas públicas disponíveis conquistadas pelo MSTTR. “Políticas estas que eles desconheciam ser fruto das lutas do Movimento Sindical”, informa o secretário de Juventude.

CAMPO JOVEM Estadual – Em 2017, a FETAEP realizou 10 rodadas de formação, atingindo cerca de 500 jovens das regionais sindicais Noroeste Umuarama, Noroeste Paranavaí, Campo Mourão, Centro Sul, Vale do Ivaí, Curitiba, Norte, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste.