Notícia

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Regional Norte conclui III módulo da ENFOC

Tema desse encontro foi Desenvolvimento Rural e contou com a participação do vice-presidente da FETAEP e secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla.

De 8 a 10 de agosto foi a vez da Regional Norte realizar seu III módulo da ENFOC, em Pitangueiras. O tema desse encontro foi Desenvolvimento Rural e contou com a participação do vice-presidente da FETAEP e secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla. Além dele, o assessor da Regional Norte e educador popular, Evalton Turci, e o assessor da Regional Sul da CONTAG, José Lourenço Cadoná, também contribuíram na construção desse III módulo.

Brambilla levou aos participantes informações sobre as políticas públicas disponíveis à agricultura familiar, assim como apresentou detalhes referente ao Plano Safra 2018/2019. Aos participantes da formação deixou a mensagem de que neste momento o consumidor está com o foco mais voltado ao natural e sustentável, consumindo de forma mais consciente e alinhado ao meio ambiente. “Por conta disso, estamos lidando com um consumidor mais exigente e o produtor que estiver antenado à esta demanda conseguirá suprir e atender o mercado”, ponderou o vice-presidente da FETAEP e secretário de Política Agrícola.

Já o assessor da Regional Sul da CONTAG trabalhou o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário (PADRSS) da CONTAG e também ressaltou a importância do Movimento Sindical ocupar os espaços dentro dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, enquanto Evalton Turci dialogou sobre “Desenvolvimento Rural”.

Vivência pedagógica - Agroindústria familiar de Pitangueiras que produz melado de cana e rapadura foi o destino escolhido para sediar a vivência pedagógica desse módulo. Família relatou sua experiência e contou como faz para tirar todo o sustento da propriedade, que veio do Banco da Terra. O STTR de Astorga também foi visitado pelo grupo.