Notícia

domingo, 10 de setembro de 2017

PROSOLO completa 1 ano

FETAEP, uma das entidades parceiras, prestigia solenidade que comemora a data

FETAEP esteve presente na solenidade que comemorou UM ano de implantação do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná. Evento aconteceu em Curitiba, no Palácio do Iguaçu, no dia 04 de setembro. O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, esteve entre as autoridades que prestigiaram o ato.

O PROSOLO já teve a adesão de 1.300 produtores rurais. O programa reúne ações do Estado e da iniciativa privada, como o programa de Microbacias, o Prorural, a Campanha Plante Seu Futuro, o Pronassolo, que têm objetivos similares em cuidados com o solo e com o meio ambiente. Desde o início do PROSOLO foram realizadas em média 100 reuniões regionais para sensibilizar os produtores rurais sobre a necessidade de cuidados com o solo e água. Também foram capacitados 500 técnicos de 23 municípios responsáveis pela elaboração dos projetos. A meta é treinar 2 mil técnicos nos próximos anos.

O PROSOLO é destinado a todos os agricultores que tenham problemas com erosão, manejo de solo e água. Sua adesão foi voluntária e o prazo terminou em 29 de agosto. Àqueles que aderiram ao programa terão vantagens, conforme prevê o decreto do Governo do Estado. Já os que ignoraram e forem alvo de fiscalização por parte da ADAPAR serão multados.

A partir de agora, aqueles que aderiram ao Programa terão um ano de prazo para, em conjunto com os técnicos capacitados pelo SENAR, apresentar um projeto de recuperação de sua propriedade. Após a apresentação do projeto terão até três anos para colocar em prática as medidas preventivas previstas pelo projeto. Então, ele não é pego de surpresa caso seja autuado pela ADAPAR.