Notícia

quinta-feira, 07 de junho de 2018

Mais 18 Sindicatos fizeram pedido de adesão ao INSS Digital

Além desses, tem mais seis solicitações que seguem em análise

INSS Digital deve chegar em breve a mais 18 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná, representando – na prática – mais agilidade e rapidez ao trabalhador rural na hora de obter seu benefício previdenciário. No mês de maio a FETAEP intermediou o diálogo dessas entidades junto às Gerências Regionais do INSS, levando aos gerentes executivos as demandas dos STTR´s. Do total, seis pedidos são da Regional de Londrina, cinco de Cascavel, seis de Maringá e um de Curitiba. Além desses, mais seis estão em análise.

Ao todo, segundo o secretário de Previdência Rural da FETAEP, Carlos Gabiatto, já são 24 Sindicatos do Paraná que aderiram ao convênio. “Ou seja, estão aptos para o requerimento de serviços previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio doença, licença maternidade, entre outros”, comenta Gabiatto. Segundo ele, a FETAEP comemora este número, que vem aumentando a cada mês. “Desde o final do ano passado que estamos trabalhando com o INSS Digital e somando esforços para levar a ferramenta ao maior número de Sindicatos possível”, diz o secretário da Federação.

A FETAEP, nestes sete meses em que o sistema está operando no Estado, vem atuando como um agente facilitador, fazendo a ponte entre Sindicatos e o INSS. “Recebemos as documentações por parte dos STTR´s e verificamos se está tudo de acordo conforme exige o convênio. Tudo para auxiliar a adesão”, afirma o assessor jurídico da FETAEP, Clodoaldo Gazola.

Vantagens para o trabalhador e Sindicato

Os Sindicatos que fazem adesão ao INSS Digital passam a oferecer um serviço diferenciado à sua base de associados, facilitando – muitas das vezes – a vida do trabalhador rural. “O trabalhador, que não precisará mais ir à agência da Previdência, terá até mais tranquilidade no atendimento. Além disso, no INSS ele vai conversar com um estranho, enquanto que no Sindicato o dirigente conhece muito bem a realidade de vida e trabalho do requerente”, pondera o secretário de Previdência Social, Carlos Gabiatto.

Sem dúvida, garante Gabiatto, o INSS Digital é um dos convênios que devem ser valorizados pelo Movimento Sindical. “Afinal, ele trará o público para dentro do Sindicato, dando visibilidade ao nosso trabalho e ao leque de serviços que temos disponíveis”, complementa. O programa, continua ele, é uma possibilidade para o Sindicato se tornar uma referência no município.

Sindicatos que já operam

Os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Araucária, São José dos Pinhais e Agudos do Sul já fazem uso do INSS Digital e sentem que a ferramenta facilitou e muito suas rotinas. Para eles, o programa representa uma vantagem para o Sindicato e mais ainda para o trabalhador

“É mais fácil procurar o Sindicato do que a Previdência. No sindicato ele é atendido na hora, na agência não. Tem que pegar fila, senha”, explica Carlos Gabiatto.


Como aderir?

Para aderir ao INSS Sindical basta procurar a Federação, por meio da Secretaria de Previdência Social. O departamento repassará todas as orientações necessárias. Informações previdencia@fetaep.org.br