Notícia

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Hoje assembleia da FETAEP contou com mais um pré-candidato ao governo do Estado

Na manhã de hoje, o pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Jr., esteve com os dirigentes sindicais da base da FETAEP apresentando suas principais bandeiras de luta.

Na manhã de hoje, o pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Jr., esteve com os dirigentes sindicais da base da FETAEP apresentando suas principais bandeiras de luta. Assim como os demais, em 15 minutos o pré-candidato – que estava acompanhado do ex-secretário da Agricultura e um dos seus coordenadores de campanha, Norberto Ortigara – pode expor seus objetivos e metas para o Paraná para os próximos quatro anos. Antes, porém, fez uma breve apresentação de sua formação acadêmica, profissional e política.  

Em 15 anos de vida pública, segundo ele, pode verificar a falta que uma gestão eficiente e planejada na política representa para a sociedade. “Infelizmente não aprendemos a ter um modelo de planejamento, com metas e objetivos, a médio e longo prazo”, disse. Nesse sentido, questionou os dirigentes presentes se algum deles já viu um plano diretor, com estudo técnicos, para duplicação de rodovias ou ainda implantação de novas malhas viárias, por exemplo, citando países de primeiro mundo que focam suas ações em planejamento.

O pré-candidato Ratinho Jr. também mencionou a experiência internacional ao dizer que o Paraná, assim como o Brasil, precisam descobrir qual a sua força motriz. “Enquanto, Estados Unidos focaram na indústria bélica e Alemanha na engenharia, por exemplo, nós focamos no que? O que temos aqui que pode e deve ser valorizado? A produção de alimentos, é claro!”, respondeu, trazendo a problemática da fome que deve aumentar nos próximos anos por conta do aumento da população.  Disse ainda que ninguém produz alimentos - em quantidade e variedade -  como o Estado e o Brasil produz. “Pretendemos ainda trazer a indústria da transformação para cá. Ao mesmo tempo que geramos emprego, escoamos a produção dos alimentos produzidos pela agricultura familiar!”, complementou.

Ao mencionar a importância de escoar a produção da agricultura familiar, Ratinho Jr citou a possibilidade de aumentar o programa Merenda Escolar, passando de 55% de produtos da agricultura familiar para algo em torno de 70% a 80%. Melhorar as estradas rurais; rever os contratos do pedágio a partir de 2021; criar um Banco Rural; reduzir a máquina pública; leiloar a chácara do Canguiri e fazer uma escola agrícola; foram mais algumas propostas apresentadas.

Para concluir, o pré-candidato se colocou como uma nova geração da política compromissada a acabar com a política dos velhos tempos, que não mudou. “Os tempos mudaram, a sociedade mudou, a tecnologia mudou, a comunicação mudou, mas os políticos continuam os mesmos. Os mesmos que foram presos pela lava-jato já estavam envolvidos em casos de corrupção lá na era Sarney”, concluiu sob aplausos da plenária.

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, assim como fez com os demais pré-candidatos, encerrou com o pedido de manutenção do Piso Regional e da parceria entre FETAEP/EMATER. Informou também que em duas semanas a Federação deverá entregar um documento aos três pré-candidatos com as demandas e pautas da agricultura familiar e do assalariamento rural.