Notícia

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

FETAEP promove capacitação sobre o PNCF

Iracaíma e Tuneiras do Oeste recebem o evento nesta quinta e sexta-feira, respectivamente

O secretário de Juventude Rural e Política Agrária e Meio Ambiente da FETAEP, Alexandre Leal, está realizando, entre os dias 19 e 23 de novembro, a Semana de Capacitação Inicial do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), na Regional Noroeste de Umuarama. Ao todo, são sete eventos direcionados à orientar os trabalhadores rurais e agricultores que têm pouca terra, acesso precário à terra ou sem-terra sobre como adquirir financiamento por meio do programa.

“A expectativa é muito grande quando se fala em crédito fundiário. Estive nos sindicatos de Alto Paraná, Francisco Alves, Altonia e São Jorge do Patrocínio nesta semana, e, todos os locais estavam lotados. É prazeroso para quem está na linha de frente do MSTTR ver o interesse de pessoas que querem voltar à agricultura ou melhorar a qualidade de vida no campo”, revela Leal.

De acordo com o secretário, o interesse dos trabalhadores que participaram dos cursos em entender como se enquadrar e quais são os documentos necessários para iniciar o projeto mostra que o trabalho do movimento social por melhores políticas públicas não foi em vão.

O produtor rural de Altonia, Marcelo Marcos Nicoleti procurou a capacitação para tirar as dúvidas de como se tornar um beneficiário e revelou que se sente seguro em ter o apoio do sindicato do município, FETAEP e outras instituições. “O programa irá ajudar os filhos dos agricultores a conquistar e valorizar a sua própria terra e não procurar mais a cidade para morar”, expressa Nicoleti.

“Dos encontros sairão grandes agricultores e experiências com êxitos nos projetos. Estamos gerando uma grande demanda, por isso, no próximo ano, a missão do movimento sindical será discutir com o Governo Federal o aumento do volume de recursos para respondê-la. A FETAEP tem o compromisso de trazer capacitação e informação, para que os trabalhadores rurais tenham o sonho de manter a família no campo, com trabalho, renda e qualidade de vida”, completa Alexandre Leal.

Serviço:

A Semana de Capacitação Inicial do PNCF estará em:

22/11 – Iracaíma

23/11 – Tuneiras do Oeste