Notícia

quarta-feira, 13 de março de 2019

FETAEP participa de discussão sobre melhorias para o Plano Safra

Encontro tratou as demandas dos trabalhadores rurais do Estado

O secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, participou, na manhã desta terça-feira (12), da discussão de proposições e ajustes para o Plano Safra 2019-2020. Realizada na Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, a reunião contou com a participação do Emater, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Ocepar, Faep, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estiveram em pauta a manutenção de juros; as linhas de crédito; as melhorias de investimento que podem permitir a ampliação do enquadramento e do valor a ser financiado; inclusão da bovinocultura de leite nas linhas específicas, as quais podem oferecer um financiamento com valor maior; ampliação da extensão rural; a criação de uma linha de crédito de regularização fundiária; e a criação da linha de crédito para habitação rural destinada ao Programa Nacional de Habitação Rural (Pronaf).

De acordo com Brambilla, o encontro foi um marco, pois foi a primeira vez que diversas entidades ligadas à linha de crédito rural discutiram em conjunto melhorias para o Plano Safra. “A finalidade é levantar todas as demandas da atividade e qualificar o Plano Safra para amparar os trabalhadores rurais. Tivemos a oportunidade de debater, por exemplo, a atividade leiteira. O processo tem alto custo, mas com margem pequena de retorno, o que não permite que ele se estruture e invista. Então, o objetivo é manter o produtor como pronafiano obtendo os benefícios da linha de crédito da agricultura familiar, investindo para melhorar e ampliar a produção”, aponta o secretário.