Notícia

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

FETAEP lança informativo do Programa Nacional de Crédito Fundiário

O objetivo é facilitar o acesso às informações sobre esta importante política pública

A nova versão do Manual de Operações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), aprovada em junho de 2018, traz informações para a rede de parceiros sobre a execução do programa. Para facilitar o acesso às informações à categoria, a FETAEP publica em novembro o novo informativo do PNCF, que será enviado aos sindicatos filiados.

“É com muita alegria que a federação apresenta o material para agricultores familiares, assalariados rurais e as pessoas interessadas à voltar ao campo por meio da aquisição de um imóvel próprio. Estamos com muita expectativa para a contratação de novos projetos, para que cada vez mais concretizem o sonho da terra própria”, revela o secretário de Política Agrária, Alexandre Leal.

O  Programa Nacional de Crédito Fundiário possibilita aos trabalhadores rurais e agricultores que têm pouca terra, acesso precário à terra ou sem-terra possam adquirir seus imóveis rurais por meio do financiamento. Proporciona também a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos.

De acordo com o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, o programa é uma política pública do Governo Federal, e o movimento sindical cumpre um importante papel de fazer a gestão e o controle social. “Precisamos atuar no processo de mobilização, capacitação e organização dos trabalhadores e trabalhadoras, apoiando as lutas pelo direito à terra e condições dignas para o ofício, produção e desenvolvimento nas áreas conquistadas”, ressalta Mueller.

O informativo traz as condições de acesso, as linhas com seus respectivos recursos e tetos, as regras para o financiamento, os documentos necessários e outras informações essenciais para a operação.