Notícia

segunda-feira, 04 de setembro de 2017

FETAEP capacita sua base em ITR

Procure o STTR

A FETAEP realizou – em parceria com a Receita Federal - mais um treinamento com a sua base para orientar e esclarecer funcionários e dirigentes dos Sindicatos a como auxiliar o agricultor durante o preenchimento da declaração do ITR (Imposto Territorial Rural). Neste ano, a capacitação aconteceu no dia 1° de setembro, em Curitiba, e contou com a presença de 58 participantes.

O auditor da Receita Federal, Sidney Delinski, foi quem trabalhou a temática com o grupo, mostrando o passo a passo de como fazer a declaração no site da Receita. Ele também esclareceu dúvidas frequentes entre os dirigentes como, por exemplo, quem é isento do tributo ou não e como preencher o ADA (Ata Declaratório Ambiental), que gera desconto no pagamento.

Segundo o vice-presidente da Federação e secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, a intenção da FETAEP ao realizar este treinamento é atender bem o trabalhador e a trabalhadora rural. “O ITR é um documento muito importante e necessário em vários momentos, como para a obtenção de crédito por exemplo, e não poderíamos deixar de dar mais este suporte aos agricultores dentro dos nossos Sindicatos”, afirma Brambilla.

Dúvidas – Não fez ainda o seu ITR? Então, procure o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do seu município. O prazo para a entrega da declaração do ITR começou no dia 14 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.

ITR - O Imposto Territorial Rural é cobrado anualmente dos proprietários de imóveis rurais de todo o Brasil. A entrega da declaração é feita pela internet, na página eletrônica da Receita Federal. O pagamento pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que cada quota não custe menos que R$ 50. Os contribuintes que perderem o prazo para o envio de seus dados estão sujeitos a multa e na ausência do pagamento não se consegue vender o terreno rural, nem fazer financiamentos.