Notícia

quarta-feira, 08 de março de 2017

Encontros marcam o Mês das Mulheres

Reforma da Previdência Social Rural e sindicalização têm destaque nos eventos.

Diversos STTRs filiados à FETAEP estão realizando Encontros de Mulheres em alusão ao dia 8 de março. O objetivo dos eventos é mostrar a importância da mulher na sociedade e, consequentemente, empoderá-la. Entre os temas abordados estão a Reforma da Previdência e a sindicalização da mulher.

Para a secretária de Mulheres da Federação, Marucha Vettorazzi, o momento não é de comemorações, mas de lutas. "Estamos com a questão da Reforma da Previdência, que afetará negativamente o campo, principalmente as mulheres. Teremos direitos, conquistados com tantas lutas, retirados. Por isso, estamos reforçando o quanto é fundamental a participação femininina nos manifestos, conversas e reuniões que envolverem esse tema".

Além disso, o tema da sindicalização das mulheres está sendo amplamente divulgado. "A mulher precisa exercer seu papel nas diversas esferas e, para isso, precisa estar presentes enquanto trabalhadoras sindicalizadas. Ela precisa ter sua própria carteirinha e não ficar na dependência do seu companheiro", afirma Marucha.

Entre as cidades que já realizaram ou realizarão os encontros estão: Pranchita (dia 4 de março), Agudos do Sul (dia 7), Pien (dia 9), São José dos Pinhais (dia 21), Rio Bonito do Iguaçu (dia 31) e São Jorge do Patrocínio (dia 6).

É importante destacar que a FETAEP e os Sindicatos filiados realizam diversas atividades, durante o ano, voltadas ao público feminino, como a Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento teve a primeira etapa em fevereiro. As outras serão em abril e maio.