Notícia

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Encontro Estadual da 3ª Idade

Saúde, autoestima e crédito consignado estiveram presentes na pauta de trabalho

A FETAEP realizou nos dias 12 e 13 de novembro o Encontro Estadual da Terceira Idade, na Casa de Retiros Vicentino, em Curitiba. Estiveram presentes representantes das dez regionais da FETAEP, a secretária de Terceira Idade, Mercedes Demore, o assessor jurídico da Federação, Antonio Miozzo, o coordenador da Regional Sul, José Cadoná, além de funcionários e assessores.

Quatro palestras foram apresentadas aos participantes com o objetivo de despertar os idosos acerca dos seus direitos e deveres perante o Estado, além de valorizar a autoestima e a saúde. O crédito consignado também esteve na pauta. Entre os palestrantes estavam a presidente do conselho estadual dos Direitos do Idoso, Bernadete Schenatto, a médica geriatra da secretaria estadual de Saúde, Adriane Benke, o coordenador da Regional Sul, José Lourenço Cadoná, além de Antonio Miozzo que salientou a importância do idoso dentro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Segundo Mercedes Demore, a participação do grupo foi expressiva e se envolveram realmente com os temas abordados. “Foi muito proveitoso e tivemos um retorno positivo. Nossa expectativa agora é a de que eles repassem os conhecimentos adquiridos às suas comunidades locais”, espera.

BOX - Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. Como resultado, saíram as seguintes demandas:

- Que o governo crie mecanismos para fiscalizar as financeiras de crédito consignado visando proteger os idosos e diminuir as fraudes. Para o MSTTR, o empréstimo consignado deve ser liberado somente mediante a presença do aposentado, excluindo a liberação automática.

- Aumentar a contratação de médicos geriatras no Estado, direcionando-os aos municípios. Segundo a médica geriatra da Secretaria de Saúde, Adriane Benk, o Paraná possui apenas 100 médicos com a especialidade.

- Instalar aparelhos de ginásticas nas comunidades rurais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

- Garantir a gratuidade do transporte interestadual à 3ª idade.