Notícia

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Encontro de Gerações marca uma nova forma de trabalhar sucessão rural

FETAEP e CONTAG inovaram ao unir os dois polos da mesma problemática no mesmo evento

Terceira idade e jovens participaram, em Curitiba, do Encontro de Gerações que discutiu a sucessão rural de 27 a 29 de outubro. “Afinal, unir forças entre o hoje e o amanhã é essencial ao discutir o envelhecimento do campo e a evasão da juventude do meio rural”, comenta a secretária de Políticas Sociais da FETAEP, Marucha Vettorazzi, que é adjunta na pasta da 3ª Idade.

Além de Marucha, a abertura contou com a presença da secretária da 3ª Idade da CONTAG, Maria Lúcia Moura, do presidente da FETAEP, Ademir Mueller, do secretário de Finanças e Administração, Cláudio Rodrigues, e do secretário geral, Carlos Gabiatto. A atividade foi marcada por muito conteúdo e troca de experiências entre a juventude e a 3ª idade.

Além do conteúdo teórico, o Encontro de Gerações também contou com uma atividade prática. Em vivência pedagógica no litoral do Paraná, trabalhadores e trabalhadoras rurais jovens e da terceira idade conheceram no dia 28 um pouco da realidade dos pescadores artesanais de Matinhos. Lá perceberam que, assim como os agricultores sofrem com as injustiças diante do agronegócio, os pescadores também são prejudicados por uma legislação que protege a pescaria industrial em detrimento dos pequenos.