Notícia

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Agricultura vive um bom momento

Contratações com carteira assinada aumentam em abril e maio

O setor agropecuário acompanhou a boa onda de empregos no Brasil e ajudou o país a retomar o saldo positivo de trabalho no mês de abril. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no dia 16 de maio mostram que o campo fechou o mês com saldo positivo de 14.648 empregos, o segundo mais alto entre todas as atividades econômicas. O quadro é liderado por serviços, com 24.712 empregos. Ao todo, o país teve no quarto mês do ano o melhor desempenho desde 2014, ao registrar saldo de 59.856 contratações.

Paraná - Já na esfera estadual, ainda de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saldo de empregos gerados na agropecuária em 2017, até o mês de maio, ficou em 1849. Apenas no mês de maio, por exemplo, foram criados 439 novos postos de trabalho, contra um saldo negativo de -60 no mesmo mês do ano passado. De um ano para o outro, a geração de empregos em 2017 superou em mais de 80% a quantia gerada em 2016, quando foram criadas 1011 vagas.

 A FETAEP vê com bons olhos esta reação do setor. Para o secretário de Assalariados Rurais, Carlos Gabiatto, o setor produtivo paranaense é muito dinâmico e vem se fortalecendo mesmo diante das dificuldades. “Esse aumento é reflexo da melhora da capacidade produtiva do setor agrícola e do aumento da área plantada no Paraná, aliados às novas tecnologias de produção e ao clima favorável”, afirma. Somado a isso, acrescenta ele, os trabalhadores rurais têm se qualificado mais, tornando sua mão de obra mais valorizada.

 Com informações do Globo Rural