Terceira Idade

Em se tratando da terceira idade, a Fetaep luta para garantir políticas públicas específicas que possibilitem a permanência dos idosos no campo com qualidade de vida.

Foi com esse objetivo que o MSTTR criou o Coletivo Nacional da 3ª Idade, por deliberação do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizado em 2005. Da mesma forma, os estados começaram a formar seus coletivos.

Esse espaço criado no âmbito do movimento sindical tem como finalidade discutir e propor ações de inclusão social, econômica e cultural para este segmento, ações essas que se traduzam na efetiva implementação dos direitos previstos no Estatuto do Idoso.

O direito à vida; o respeito à liberdade e dignidade, o direito de ir e vir; de crença e culto religioso; de participação da vida familiar e comunitária; participação na vida política; alimentação saudável; saúde pública gratuita; educação, cultura, esporte e lazer; previdência e assistência social, habitação decente e transporte gratuito são alguns dos direitos dos idosos previstos em lei.

No Paraná, os direitos da terceira idade também estão presentes na pauta de reivindicações das edições estaduais do Grito da Terra, com ênfase para questões relacionadas à saúde (garantia de fornecimento gratuito de medicamentos pelo poder público) e transporte (exercício da gratuidade nos meios de transporte intermunicipal).

Secretária de Políticas para a Terceira Idade:
Ivone Francisca de Souza