Formação e Organização Sindical

A aliança estabelecida a partir do 1º CETTR entre a formação e a organização é essencial na consolidação da organicidade entre as instâncias do Movimento Sindical – CONTAG, FETAGs e STRs, o que significa promover uma maior interação e integração da categoria trabalhadora rural, de forma a estimular o sentimento de pertencimento a uma classe. Esse é o objetivo de se congregar, numa mesma secretaria, a formação e a organização sindical.

O desafio é dinamizar os espaços formativos, estabelecendo diálogos entre as diversas secretarias que coordenam as frentes de luta do MSTTR, articulando suas estratégias e encorajando a categoria para a luta sindical. Nesse sentido, a política de formação se constitui em elemento estratégico para a classe trabalhadora rural, pois propicia seu empoderamento e autonomia.

No que se refere à organização das entidades sindicais, para além da mera prestação de orientações de cunho burocrático, busca-se promover a luta pela identidade de classe, pela transparência nas eleições dos STRs, pela renovação das práticas sindicais dos dirigentes e da ética sindical, como forma de fortalecimento da categoria trabalhadora rural na base e na sociedade.

Secretária de Formação: Ivone Francisca de Souza

Secretário de Organização Sindical: Alexandre Leal dos Santos