Notícia

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Encontros Intermunicipais de Mulheres Rurais completam quatro anos na Região 03

A estimativa é de que mais de 700 mulheres participem dos seis Encontros Intermunicipais que têm como foco a discussão do protagonismo feminino para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Em 2016, completam-se quatro anos consecutivos em que a Região Sindical 03 realiza, entre os meses de abril a junho, uma série de Encontros Intermunicipais de Mulheres Rurais. Contando com o apoio técnico do convênio entre FETAEP e Senar e incentivo do EMATER, este ano os encontros deverão abranger os 27 Sindicatos da Regional ao longo de mais de seis eventos entre os municípios. Neste quarto ano consecutivo em que os eventos de capacitação de mulheres são trabalhados de maneira intermunicipal, 25 Sindicatos já sediaram o evento, restando apenas dois STTR’s que ainda sediarão o Encontro, conforme relata o assessor regional da Emater/FETAEP, Éder de Oliveira.

 “Até o mês de maio, os Encontros Intermunicipais passarão pelos municípios de Icaraíma, Francisco Alves, Cianorte, São Tomé e Mariluz. Em junho, fechando o ciclo dos Encontros, será a vez de Maria Helena e Nova Olímpia”, afirma ele. O assessor defende a descentralização dos eventos, que anteriormente aconteciam somente nas cidades polos regionais. Segundo ele, é preciso mostrar o trabalho onde ele acontece, buscando trazer exemplos concretos para as mulheres participantes.

Em todos os eventos, o objetivo principal vem sendo discutir a importância e o papel da mulher para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Cada evento tem uma participação média de 120 mulheres rurais. Este ano, a agenda comum dos seis Encontros está contando com palestras sobre Saneamento Básico Rural, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na área rural e uma tarde no campo, quando ocorre uma visita à uma propriedade na qual a mulher tem participação decisiva em projetos de geração de renda, geralmente acompanhados pelo Instituto Emater.