Notícia

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Coletivo de Juventude Rural debate perspectivas para o futuro

Para debater o tema contam com a presença do prof. dr. e educador popular Gracialino Dias, que propiciou uma reflexão em torno do jovem da atualidade.

Hoje, 13 de maio, lideranças regionais da juventude rural do Paraná estão reunidas no Coletivo de Jovens da FETAEP. Durante todo o dia eles vão trabalhar os desafios e as perspectivas para a permanência da juventude rural no Campo. Para debater o tema contam com a presença do prof. dr. e educador popular Gracialino Dias, que propiciou uma reflexão em torno do jovem da atualidade: “profundamente influenciado e contaminado pela grande mídia, que prega a falta de valores e determina o relativismo das coisas”, disse.

Após problematizar a situação do jovem – do campo e da cidade – Gracialino apresentou alguns encaminhamentos para a continuidade da vida no campo. Segundo Dias, a juventude só continuará no meio rural se tiver acesso a elementos básicos estruturantes, como trabalho, renda, educação, saúde e transporte. “No entanto, cabe, unicamente a vocês, no auge de suas energias, lutar por políticas fundiárias efetivas. Vocês precisam agir, estudar, qualificar os discursos em forma e conteúdo, se organizar nos espaços locais para, juntos, lutarem e defenderem a bandeira da educação, da agroecologia e da soberania alimentar – ainda falha no Brasil.

Ainda no decorrer do dia 13, os jovens também trabalharam em cima do Plano Sustentar da CONTAG, do programa Jovem Saber e fizeram o planejamento das ações para 2016, entre elas a elaboração de uma cartilha voltada aos jovens que abordará toda a trajetória da juventude rural paranaense.