Notícia

quarta-feira, 03 de outubro de 2018

Vale do Ivaí realiza o II módulo da ENFOC Regional

Formação Sindical - Lutas e conquistas do Movimento Sindical foram relembradas e o secretário de Formação, Cláudio Rodrigues, deixou como recado a mensagem de que os Sindicatos devem ser referência nos municípios, além de propagandista.

História, Concepção e Prática Sindical foi o tema norteador dos debates do II módulo da ENFOC Regional Vale do Ivaí, que aconteceu de 25 a 27 de setembro, em Ivaiporã.  Foram três dias de muita história e aprendizado entre os educandos. Os trabalhos formativos foram conduzidos pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, pelo secretário de Assalariados e Previdência Rural, Carlos Gabiatto.

Rodrigues dialogou sobre a Prática Sindical, com foco na gestão dos Sindicatos, enquanto Gabiatto resgatou a história do Movimento Sindical utilizando, como metodologia, sua própria história de vida como exemplo. Lutas e conquistas do Movimento Sindical foram relembradas e o secretário de Formação deixou como recado a mensagem de que os Sindicatos devem ser referência nos municípios, além de mobilizador e propagandista. “Só assim o trabalhador passará a enxergar o Sindicato como extensão da sua casa, que é o que buscamos”, salientou Rodrigues.

Vivência – Já a prática desse segundo módulo foi visitar dois Sindicatos de Trabalhadores Rurais de realidades distintas. Primeiramente, grupo visitou o de São João do Ivaí e lá conheceu suas dificuldades. Depois, foram para o STTR de Ivaiporã, que após uma reorganização, conseguiu avançar e prestar uma série de serviços aos seus associados. O III módulo acontecerá de 12 a 14 de novembro, também em Ivaiporã.