Notícia

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Técnicos do crédito fundiário passaram por atualização na Fetaep

Secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da solenidade de abertura e, mais uma vez, reafirmou os compromissos assumidos com a Fetaep

Os técnicos operadores do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) passaram por curso de atualização, no dia 8 de junho, nas instalações da Fetaep. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da solenidade de abertura e, mais uma vez, reafirmou os compromissos assumidos com a Fetaep entre eles o de ceder dois técnicos da Seab para trabalhar dentro da Federação atendendo exclusivamente as demandas do Crédito Fundiário.

“Espero que com isso, possamos construir de fato uma nova fase de acesso à terra em nosso Estado”, desejou Ortigara. Ademir Mueller, presidente da Fetaep, agradeceu a presença de Norberto ao visitar pela 5ª vez a Federaçãoe também pela boa vontade em atuar em prol dos agricultores familiares.

O diretor de Política Agrária, Marcos Brambilla, encara os avanços obtidos como fruto de muita luta e insistência do Movimento Sindical. “Graças ao nosso trabalho, estamos vendo os avanços”, comentou. As conquistas mais recentes dizem respeito à mudança de fluxo e o aumento no teto de financiamento de R$ 40 mil para R$ 80 mil.

Atualmente a Fetaep possui 44 técnicos cadastrados com representação em 112 municípios que, em 2011, já operaram 40% do total de projetos do Crédito Fundiário. José Leitão, do Ministério de Desenvolvimento Agrária (MDA), também esteve presente e, segundo ele, a Fetaep é a principal parceira do Crédito Fundiário no Paraná.

Em nível nacional, de 2002 para cá, o sistema Contag operou 80% dos projetos. Segundo Lourdes Terezinha Patza Chibata, da Unidade Técnica Estadual, vinculada à Seab, a Contag é a entidade com mais atuação.