Notícia

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Tecendo Histórias e Valorizando Saberes

2ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos apontou novas propostas que serão encaminhadas em breve ao Congresso Nacional; evento terminou com mobilização contra a reforma na previdência e o fim do MDA.

Valorizar o protagonismo e a participação política das pessoas da terceira idade e idosas no MSTTR e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas. Este foi o eixo central da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), que aconteceu na sede da Contag, em Brasília, entre os dias 13 a 16 de junho.

Com uma intensa e diversificada programação a 2ª Plenária reuniu um total de 1.000 participantes de todas as regiões do país, sendo 33 do Paraná. Segundo Marucha Vettorazzi, secretária de Mulheres e Políticas Sociais da FETAEP, o encontro reafirmou o papel essencial da terceira idade e dos idosos no meio rural, inclusive politicamente. “Refletimos sobre a importância da experiência de luta da terceira idade e dos idosos para embasar e fortalecer o MSTTR, e por outro lado debatemos também a atuação do Movimento Sindical em prol dos mesmos, principalmente ao se tratar de previdência social e saúde”, pontua. O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, participou da solenidade de abertura.

Entre as diversas oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e saberes em mesas temáticas sobre Saúde (cuidados com corpo e a mente), Sexualidade, Relações de Gênero e Étnico-Raciais, Sucessão Rural e Relações Intergeracionais e Produção Agroecológica, entre outras temáticas. “A proposta, para além dos debates dentro das mesas temáticas, foi construir diretrizes para a Política Nacional do MSTTR para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a partir das demandas e subsídios desses três dias, orientar formulações a serem encaminhadas ao Congresso”, destaca Marucha, que coordenou a mesa temática Terra, Produção e Trabalho, no segundo dia do evento. 

 

Carta Política

Após três dias de trabalho, foram sistematizadas, numa Carta Política, as inquietações, desejos e percepções desse público sobre a realidade, expressando a força da experiência que vem, há muito tempo, construindo a história do campo.

Ao todo, foram 28 compromissos que mostram o respeito à diversidade de gênero, geração, culturas, formas de produção e ocupação dos espaços, dentro do território nacional. Foram denunciados também os ataques a direitos conquistados, a exemplo da reforma da previdência social e a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O documento será levado para o XII Congresso da Contag no próximo ano.

 

Cenário Complexo


A 2ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos(as) debateu também importantes pautas em torno do atual cenário político e econômico, reforçando a atuação e participação social dos trabalhadores(as) rurais na agenda política nacional. Entre os temas discutidos estavam a extinção do MDA, do Ministério da Previdência Social, da Secretaria de Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos. “Uma das maiores ameaças está na proposta da previdência social, que pretende aumentar a idade de aposentadoria de homens e mulheres urbanos e rurais”, reforça Marucha Vettorazzi.

No último dia, todos os participantes da Plenária se uniram aos demais trabalhadores e trabalhadoras rurais reunidos em Brasília para manifestarem contra as reformas ministeriais, integrando uma grande mobilização nacional do dia 16 de junho, com mais de 10 mil pessoas só em Brasília, onde fecharam  por um período do dia o MDA e o Ministério da Previdência.

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

2ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos

fotos desta galeria