Notícia

quarta-feira, 13 de julho de 2016

STTR de Santa Helena reúne 250 jovens em encontro regional

Abertura contou com a presença do vice-presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, e do secretário de Juventude Rural, Alexandre Leal.

O STTR de Santa Helena (Regional 2) promoveu, no dia 13 de julho, um Encontro Regional com a Juventude Trabalhadora Rural que reuniu aproximadamente 250 jovens. A FETAEP esteve presente, sendo representada pelo vice-presidente, Marcos Brambilla, e pelo secretário de Juventude Rural, Alexandre Leal.

Além dos jovens da Regional 2, o Encontro também reuniu os coordenadores de Jovens da FETAEP das Regionais 1, 3, 4, 7, 8 e 10. O objetivo central do evento foi capacitar a juventude rural e apresentar a eles todas as políticas públicas disponíveis a fim de facilitar a sucessão no campo. Para isso, contou com as palestras da FETAEP sobre Sindicalismo, PRONAF Jovem e Desafios da Agricultura Familiar, com Marcos Brambilla, e Sucessão Rural, com Alexandre Leal. Além deles, o Instituto EMATER também esteve presente, com a fala “Gestão e Sucessão”, realizada pela extensionista Jussara Walkowicz. Houve o relato também de experiências de dez jovens da regional que contaram um pouco de sua trajetória em busca da sucessão rural.

A coordenadora de Jovens da Regional 2, diretora do STTR de Santa Helena e integrante da diretoria da FETAEP, Marieli de Oliveira, os resultados obtidos com o evento foram muito positivos e além do esperado. “Os jovens relataram a importância de participar de eventos que incentivam e oferecem oportunidades para que possam permanecer na propriedade rural, com qualidade de vida e garantia de renda, promovendo assim a sucessão e o compartilhamento rural. Percebemos que eles têm vontade de investir na propriedade da família, agregando valor ao que é produzido, e reconhecem que sem conhecimento isso não será possível", relata a coordenadora.