Notícia

segunda-feira, 08 de outubro de 2018

STTR de Colorado está apto a operar o INSS Digital

Já imaginou ser possível dar entrada nos benefícios previdenciários indo apenas ao Sindicato de sua categoria profissional?

Já imaginou ser possível dar entrada nos benefícios previdenciários indo apenas ao Sindicato de sua categoria profissional? Pois bem, desde 2017 que isso já é uma realidade no Paraná graças à parceria da FETAEP com a Previdência. E o mais novo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais a aderir ao INSS Digital é o de Colorado, que no dia 03 de setembro recebeu o treinamento da Gerência Executiva do INSS de Maringá.

A partir de agora, o Sindicato está apto a executar serviços tais como aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, pensão por morte previdenciária, auxílio-reclusão e salário maternidade. Para o presidente do STTR, Aparecido Callegari, o INSS Digital representa uma oportunidade a mais para o Sindicato estreitar relações com os trabalhadores. “Ao serem atendidos no STTR, ficam mais tranquilos do que nas agências do INSS, onde normalmente eles costumam ficar tensos”, comenta. De acordo com ele, o trabalhador fica muito mais assistido, pois não precisa enfrentar filas e nem percorrer longas distância.

Aos Sindicatos que ainda não aderiram ao INSS Digital, Cido – como é conhecido no meio sindical - deixa o seguinte recado: “assim como aderimos lá no passado o sistema antigo, aderir ao novo é muito mais fácil. Não tem justificativa para não aderir. O programa é bom, simples, completo e só traz vantagens ao Sindicato e aos trabalhadores rurais”, aconselha, dizendo ainda que: “o Sindicato que realmente quer prestar um bom serviço aos trabalhadores tem que aderir”, finaliza.

INSS Digital - Entenda o trâmite

1º - Trabalhador procura o Sindicato.
2º - Sindicato solicita a documentação.
3º - Analisa documentação e entrevista o trabalhador.
4º - Trabalhador preenche o requerimento, que é assinado pelo Sindicato e pelo trabalhador.
5º - Sindicato digitaliza a documentação.
6º - Sindicato acessa o programa INSS Digital, anexa documentação, e envia.
7º - Advogado do Sindicato tem a incumbência de autenticar a documentação, averiguando a veracidade dos documentos e dos fatos apresentados.
8 – INSS analisa e concede, ou não, o benefício.