Notícia

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Contenda e Lapa reúnem juventude rural

Formação Campo Jovem reuniu 50 jovens de Contenda e Lapa

A FETAEP (Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná) tem somado esforços para movimentar a juventude rural paranaense por meio dos eventos formativos CAMPO JOVEM. Ao todo, a formação já passou por 30 municípios, sendo Contenda um deles. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Contenda e Lapa, com apoio da FETAEP, prefeitura e Emater, o evento aliou teoria e prática e teve como propósito despertar os jovens para que permaneçam no campo.

A formação, realizada no dia 16 de agosto, no Centro de Eventos Esperança, apresentou aos 50 jovens presentes as políticas públicas disponíveis que podem favorecer a vida no meio rural, como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), entre outros. Duas palestras foram apresentadas no período da manhã: “Alternativas de Rendas para a Agricultura Familiar”, com a ex-prefeita, Leila Klenk; e “Sucessão Rural na Agricultura Familiar”, com o secretário de Juventude Rural da FETAEP, Alexandre Leal.

Para o presidente do STR de Contenda, Miguel Treziak, trabalhar com a juventude é desafiante. “Apresentamos possibilidades para que eles repensem a forma como veem trabalhando e empreendendo. Foi gratificante e todo o esforço para mobilizá-los valeu a pena”, comenta Treziak. Segundo ele, além da divulgação no rádio, o STR visitou em torno de 20 propriedades rurais para levar o convite à juventude do campo.


Visitas Técnicas -
Além dos debates teóricos, os eventos preveem uma visita técnica a propriedades que dialoguem com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Conheceram, na ocasião, duas propriedades rurais: a da família Wante e a da família Boszcz A primeira apresentou seu trabalho com ervas naturais e a segunda a cadeia produtiva de cogumelos. “Por meio de casos reais, os jovens podem ver o funcionamento de uma propriedade estruturada com o apoio dos Sindicatos e os rendimentos que ela pode trazer à família. Ou seja, a teoria sempre aliada à prática”, afirma o secretário da FETAEP.


Abertura –
Além do presidente do STR, Miguel Treziak, e do secretário da FETAEP, Alexandre Leal, a abertura do Campo Jovem Contenda contou com a presença do prefeito Carlos Eugênio Stabach (Carlão), do secretário municipal da Agricultura, Jorge Andre Gonçalves da Silva, do professor e diretor do Colégio Agrícola da Lapa, Luis Henrique Ribas, e do professor do Colégio Agrícola, Heitor Leonardi, e do presidente do STR da Lapa, Benedito Roberto Pinto.