Notícia

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Show Rural - 6 mil trabalhadores visitaram o estande da Fetaep

Evento representa um momento de aproximação entre Movimento Sindical, autoridades e trabalhadores

Durante a semana 122 caravanas das mais diversas regiões do Estado foram levadas ao Show Rural pelo Movimento Sindical, em parceria com Senar e Emater

Seis mil trabalhadores rurais vindos de diversas regiões do Estado, principalmente da região Oeste, visitaram o estande da Fetaep durante o Show Rural Coopavel 2012. Todos foram recepcionados pela direção da Fetaep – Ademir Mueller, Mário Plefk, José Carlos Castilho, Marucha Vettorazzi, Marcos Brambilla, Aristeu Ribeiro e Mercedes Demore – e por outros dirigentes sindicais da região Oeste. Em média, foram 24 caravanas por dia, sendo ao todo 122.

 Durante uma pequena saudação de boas vindas, os dirigentes sindicais ressaltaram a importância do evento para o aprendizado de novas técnicas de produção para as propriedades rurais e também enalteceram a atuação dos parceiros da Fetaep – Senar, Emater, Iapar e Coopavel – que muito contribuíram para a participação de todos os trabalhadores nesta edição do Show Rural. Além disso, também apresentaram algumas das ações do Movimento Sindical e suas principais conquistas como, por exemplo, a política de reajuste do salário mínimo que utiliza o PIB (Produto Interno Bruto) do ano anterior somado à inflação, que beneficiou diretamente os trabalhadores rurais assalariados e os aposentados e pensionistas, entre outras.

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, agradeceu o empenho de todos os STTR´s que levaram as caravanas até Cascavel. “Graças a esse tipo de mobilização e de atuação é que temos conquistado melhorias. Isso demonstra que temos uma estrutura sindical forte que, pelo 7º ano consecutivo, se dedica para que vocês possam participar do Show Rural”, destacou. Mueller, em sua recepção às caravanas, focou sua fala nas questões em torno da estrutura sindical e das principais conquistas do MSTTR oriundas dos Gritos da Terra – nacional e estadual – como, por exemplo, o Pronaf, a previdência rural e o salário mínimo.
 
Para Aristeu Ribeiro, secretário de Habitação Rural, a participação dos trabalhadores representa um momento de aproximação com a Fetaep, além de um dia de muito aprendizado para o sistema de produção. Já Marucha Vettorazzi, secretária de Previdência e de Saúde, salientou a importância dos trabalhadores manterem o Cadastro do Segurado Especial atualizado com vistas à aposentadoria. “Não devemos nos esquecer de pensar no futuro”, ponderou.
 
O secretário de Política Agrícola, José Carlos Castilho, destacou as políticas agrícolas e também recomendou que os trabalhadores visitassem os estandes da Emater, do Iapar e da Embrapa – todos de grande interesse da agricultura familiar; enquanto o secretário de Agrárias e de Juventude, Marcos Brambilla, reforçou a necessidade de os trabalhadores participarem das ações dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. “Continuem sendo parceiros dos Sindicatos, pois um Sindicato só é bom quando conta com a participação do trabalhador”, enfatizou Brambilla.
 
Já a coordenadora estadual de Mulheres e secretária de 3ª Idade da Fetaep, Mercedes Demore, enalteceu a participação das mulheres que, cada vez mais, têm atuado em parceria com os companheiros dentro das propriedades rurais. “Sempre notamos o casal unido em busca de novidades”, disse Demore, que aproveitou a ocasião para divulgar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. 
 
Por fim, o vice-presidente da Fetaep e secretário de Formação e Organização Sindical, Mário Plefk, recomendou aos trabalhadores que encarassem a ocasião como um momento de trabalho e não de passeio. “Embora pareça um momento de lazer, vocês devem ficar atentos para todas as novidades em busca de melhores condições de renda e trabalho”, destacou, dizendo ainda que daí se faz importante a atuação dos coordenadores das caravanas em esclarecer e conscientizar os trabalhos diante daquilo que vão encontrar no Show Rural.  


Galeria de fotos sobre esta notícia

Show Rural 2012

fotos desta galeria