Notícia

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar acontece na CONTAG

Comitiva do Paraná representa a FETAEP em Brasília

FETAEP participa, na CONTAG, do Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que acontece em Brasília, de 18 a 21 de setembro. Doze dirigentes sindicais paranaenses estão representando os anseios e os posicionamentos do Estado sobre qual o tamanho da agricultura familiar representada pelo Movimento Sindical. Além desse tema envolvendo o enquadramento sindical, o evento também está discutindo temas da atualidade como as Reformas da Previdência e Trabalhista.

Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, todas as regiões do Brasil estão reunidas neste evento, que é fruto de uma ação coletiva – já que a CONTAG rodou as cinco regiões do Brasil ouvindo as bases e coletando informações para a elaboração da pauta deste grande seminário. “Enquanto representantes do Sul, defenderemos para fins de enquadramento sindical que propriedades com até quatro módulos fiscais são consideradas da agricultura familiar, podendo contratar eventualmente mão de obra temporária de 120 a 180 dias/ano”, comenta Mueller.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, disse durante a abertura que este evento representa um convite à mudança. “Já encaminhamos a dissociação com os assalariados e assalariadas rurais e, agora, precisamos decidir qual agricultura familiar vamos representar. Precisamos pensar a agricultura familiar como um todo, inclusive o seu modo de produção”, convidou Aristides.

Após a abertura política, foi realizada uma mesa de debate com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), que falou dos trabalhos da CPI da Reforma da Previdência Social e de outros retrocessos que impactam diretamente a população brasileira.

A programação também contará com uma análise de conjuntura com as centrais sindicais CUT e CTB; assinatura de parceria institucional entre a CONTAG e o IBGE de caracterização da agricultura familiar; debate sobre o orçamento das políticas públicas para a Agricultura Familiar; Reforma Política; entre outros temas de interesse dos agricultores e agricultoras familiares.