Notícia

quinta-feira, 04 de junho de 2020

Seab tira dúvidas sobre Compra Direta PR ao vivo na FETAEP

Seab tira dúvidas sobre Compra Direta PR ao vivo na FETAEP

Trezentos produtores familiares participaram hoje de uma seção ao vivo para tirar dúvidas sobre o programa do governo estadual Compra Direta Paraná. A reunião remota foi realizada pela FETAEP em sua sede na manhã desta quinta-feira, dia 04 de junho. 

Marcia Cristina Stolarsk, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutrição (Desan), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, e sua equipe explicaram diversos detalhes sobre o programa do governo, pelo qual o produtor familiar tem a chance de tornar-se um fornecedor de alimentos para instituições do governo do estado como hospitais, creches, CRAs, asilos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Com esta iniciativa o programa ajuda a absorver a produção alimentar do estado, ao passo que incentiva e garante parte da renda destes produtores familiares. 

Marcia explica que para ser selecionado, é muito  importante que o produtor familiar esteja em dia com com suas certidões e documentação, mantendo sempre atualizada a GNS. "Muito ate estão em dia, mas não atualizam sua GNS, e aí acabam ficando de fora", diz Marcia. 

GNS é um documento que congrega todas as certidões. Outro ponto importante é o produtor estar atento ao seu e-mail, checando sempre, pois segundo Marcia, as comunicações e pedidos do governo durante o processo de seleção dos produtores, são feitos através deste canal. 

De 170 produtores que se inscreveram nesta etapa de fornecimento, 148 foram selecionados. Eles começam a fornecer os alimentos a partir do dia 15 de junho, e seguem por três meses. Segundo a chefe do Desan, a expectativa é de que um novo edital para seleção de agricultores familiares seja aberto ao final destes três meses. 

Foto: Agencia Estadual de Notícias