Notícia

sexta-feira, 02 de setembro de 2016

Programa Integrado de Conservação de Solo e Água foi lançado no Paraná

FETAEP esteve presente e comemorou lançamento.

FETAEP comemora a assinatura do decreto governamental que criou, no dia 29 de agosto, o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná. A medida visa usar a ciência a favor de uma agricultura mais sustentável, que respeite a capacidade de produção do solo. A assinatura aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença da diretoria da FETAEP e de alguns dirigentes das Regionais da Federação. O presidente Ademir Mueller, em sua fala, afirmou que o programa está pensando não apenas no presente, mas principalmente no futuro. “Afinal, a nossa juventude precisará de solos férteis e sustentáveis para seguir vivendo e trabalhando no campo e concretizando uma das nossas principais políticas de atuação que é a secessão rural”, destacou.

 Para o governador, o cuidado com o solo e a água garante a sustentabilidade da principal atividade econômica do Estado. “Essa iniciativa visa o desenvolvimento mais acentuado do Paraná. Não é um programa de governo, mas de Estado, diante da grande importância que ele representa para a agricultura, que é a base da nossa economia e que tem salvado a balança comercial brasileira”, afirmou. Ele ressaltou, ainda, que as fortes chuvas que atingiram o Paraná no ano passado acarretaram graves consequências aos municípios, causando problemas nas lavouras e nas estradas.

Entenda o programa - Com o apoio da iniciativa privada, o programa busca a mobilização e conscientização de todos os produtores rurais paranaenses para que cumpram com suas obrigações de cuidar e preservar o solo e a água. A iniciativa também atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), adotados pelo Governo do Paraná.

O programa está sendo estruturado para ser executado em três frentes: capacitação, pesquisa e estímulo de boas práticas com os agricultores. “Será um alerta ao produtor de que ele deve plantar e gerar renda com a atividade, mas não pode descuidar do uso correto do solo e da água para manter a fertilidade natural de nosso Estado para as gerações futuras”, afirmou o secretário Norberto Ortigara. O programa é promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pelo Emater em 300 microbacias do Estado, com financiamento do Banco Mundial. “A ideia é que essas microbacias sejam unidades de referência para os agricultores nas regiões”, explicou Ortigara.

GESTÃO – O programa terá um Conselho Consultivo, composto por entidades representativas do setor rural, que apontarão as grandes diretrizes. Além da FETAEP, fazem parte desse conselho as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Faep/Senar, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Copel, Itaipu Binacional, Sanepar, Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Emater e Iapar.

Haverá, ainda, um comitê gestor, com a participação de seis entidades do setor público e da iniciativa privada: FETAEP, Emater, Iapar, Faep e Ocepar, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, além de uma secretaria executiva do programa.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Programa Integrado de Conservação e Solo e Água

fotos desta galeria