Notícia

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Previsão orçamentária para 2017 é aprovada em Assembleia da FETAEP

Cerca de 120 dirigentes sindicais participaram das deliberações.

Aconteceu ontem, dia 16, a Assembleia Geral Ordinária da FETAEP. Aproximadamente 120 pessoas, entre dirigentes e representantes de mais de 100 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Paraná, estiveram presentes. O objetivo do encontro foi discutir e aprovar a previsão orçamentária para o exercício de 2017, que após discussões, sugestões e avaliação, foi aprovada por unanimidade. Além disso, as secretarias específicas da FETAEP apresentaram informes referentes às políticas de suas áreas de atuação aos dirigentes.

A abertura e coordenação dos trabalhos da Assembleia foi realizada pelo presidente da Federação, Ademir Mueller, que declarou: “Toda participação é aprendizado”. Os diretores - Marcos Brambilla, Claudio Rodrigues, Carlos Alberto Gabiatto, Marucha Vettorazzi e Alexandre Leal – também estavam presentes para dar boas-vindas aos participantes.

Na ocasião, Mueller salientou o tema economia. “A situação econômica do Brasil não é das melhores, por isso sugerimos aos dirigentes sindicais que tenham atenção nas pequenas coisas, como luz, água, material de escritório, otimização de recursos em viagens e estadias, que depois repercutirão nas grandes demandas. Também temos que melhorar a situação sindical, no que diz respeito a ser mais profissional na atuação das receitas e na contenção das despesas, para que os recursos resultantes sejam aplicados nas ações em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, comentou.

O presidente e secretários da diretoria executiva apresentaram suas principais ações durante o ano de 2016, como também o planejamento operativo para 2017. Na Assembleia, também ficou designada uma reunião entre os assessores regionais do convênio FETAEP/EMATER para o planejamento de ações conjuntas, que atendam às demandas da Federação e das políticas públicas do Governo Federal, a serem aplicadas nas regionais sindicais em benefício dos trabalhadores rurais no ano de 2017.

Participações externas

O deputado estadual Claudio Palozi, líder do Bloco Parlamentar Agropecuário na Assembleia Legislativa, esteve presente no encontro e pontuou as questões que estão sendo trabalhadas pelo grupo, como assistência técnica e organização rural, estrutura viária e conservação de solo e águas, agroindustrialização, diversificação da produção, acesso à terra e habitação rural. “São ações que interessam a todos do Paraná. Por isso, destaco o trabalho em conjunto com a Federação e Sindicatos, principalmente no recebimento de sugestões para serem apresentadas ao governo”, comentou. Ele também citou o plano de políticas públicas para o cultivo florestal no Paraná, que será apresentado como Projeto de Lei.

Outra participação foi do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara. Ele apresentou o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, que tem no seu conselho consultivo a FETAEP. “Trata-se de uma filosofia purista para elevar o nível médio de tratamento de água e solo no Paraná. Nosso objetivo é mudar o jogo da produtividade. E cabe às lideranças convencer o trabalhador a cuidar melhor do seu patrimônio, aderindo ao programa. Precisamos chegar com mensagem trabalhada para despertar o interesse da sociedade e dos agricultores paranaenses”, ressaltou.

Incentivo

Como incentivo às atividades realizadas em 2016, foram sorteados cinco computadores desktop para serem utilizados nos STTRs. Mariópolis, Mandaguaçu, Moreira Sales, Icaraíma e Ortigueira foram contemplados no sorteio.
Também foi sorteado um celular entre 12 propriedade rurais que enviaram projetos exemplares de utilização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). O proprietário João Carneiro Lopes, de Apucarana, foi o ganhador.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Assembleia Ordinária da FETAEP

fotos desta galeria