Notícia

segunda-feira, 08 de maio de 2017

Políticas Públicas para o jovem rural

FETAEP promove capacitação no Coletivo de Juventude.

Com o intuito de capacitar os jovens e lideranças sindicais de todo o Paraná referente às políticas públicas a eles destinadas, a FETAEP, em parceria com o Senar, promoveu o Coletivo de Juventude. O evento, realizado em Curitiba nos dias 18 e 19 de abril, reuniu 40 pessoas de todo o estado do Paraná.

“Um encontro desse porte é importante para capacitar os jovens, mas também para escutá-los, pois somente assim conseguimos diagnosticar os principais desafios para o avanço das políticas em favor da juventude trabalhadora rural”, explica o secretário de Juventude, Meio Ambiente e Política Agrária da Federação, Alexandre Leal.

O Coletivo deste ano focou o olhar de dentro para fora. Por isso, contou com palestras somente da diretoria da FETAEP. Todos os diretores da FETAEP – Ademir Mueller, Marcos Brambilla, Marucha Vettorazzi, Claudio Rodrigues e Carlos Gabiatto - fizeram falas com relação às suas respectivas secretarias.
“Nosso objetivo, enquanto representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, é participar desse debate mostrando que a continuidade da agricultura familiar precisa se tornar uma realidade mais ampla. Estamos nos aproximando da nossa juventude”, explica o presidente Mueller.

Os jovens também tiveram espaço para tirar dúvidas, contar experiências e sugerir ações para melhorar a vida no campo e trazer mais pessoas para o movimento sindical. “Os resultados obtidos a partir desses trabalhos coletivos são muito positivos. Conseguimos incentivar a permanência dos jovens no campo, mostrando que eles têm a oportunidade de acessar políticas públicas – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Habitação rural – que contribuem para a qualidade de vida no meio rural e na melhora da condição financeira”, afirma Leal.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Coletivo Estadual de Juventude da FETAEP

fotos desta galeria