Notícia

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Políticas de saúde foi tema de encontro na Fetaep

Projeto busca maior envolvimento de lideranças rurais nas ações do SUS

 

A FETAEP sediou, no mês de março, a primeira reunião de articulação do projeto “Formação de Lideranças para a Implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta”, organizado pela CONTAG. Estiveram presentes representantes das Federações do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, da CONTAG e da FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz), além de servidores da Vigilância Sanitária do Paraná.

 A secretária de Políticas Sociais da área da Saúde, Marucha Vettorazzi, justificou a importância do projeto para as famílias do campo que não podem ficar na invisibilidade. “Queremos para o campo e para a cidade o mesmo tratamento e as mesmas condições de atendimento”, diz ela. Já a coordenadora político-pedagógica da CONTAG, Juliana Acosta Santorum, falou sobre a necessidade de articulação entre lideranças rurais e profissionais de gestão da saúde a fim de desenvolver estratégias para a saúde do trabalhador rural.

 Na prática - No dia 29 de abril, a FETAEP realizará a primeira capacitação para a formação das lideranças. “Nosso propósito é apresentar o projeto aos representantes dos Sindicatos que atuam nos Conselhos de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba”, afirma Marucha. O trabalho deverá ser realizado com todas as regionais da FETAEP.

 Histórico - O projeto de formação de lideranças é o segundo passo dentro da ação de promoção da saúde do MSTTR que começou em 2013 com a escuta itinerante – uma iniciativa da CONTAG em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Ouvidoria Geral do SUS e FIOCRUZ. Neste período, foram realizadas reuniões nas cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) com o objetivo de identificar a situação e as principais necessidades de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais.