Notícia

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Plano Sustentar nas Regionais 3 e 5

Fetaep passou por oito Regionais conscientizando sua base sobre o Plano Sustentar.

A diretoria da FETAEP esteve, na primeira semana de outubro, em Icaraíma (Regional 3) e em Campo Mourão (Regional 5), divulgando o Plano Sustentar da CONTAG. A iniciativa faz parte de uma mobilização da Fetaep em fortalecer as entidades sindicais, assim como seus dirigentes sindicais, de acordo com as premissas do Sustentar – sustentado pelos eixos formação, gestão e comunicação. Com estas duas ações, a FETAEP já passou por oito Regionais. As rodadas serão concluídas no final de novembro em Tamboara e Colorado (Regionais 4 e 6) que ficou para 29 e 30 de novembro de 2016.

Segundo o secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, a atual gestão da FETAEP tem como foco preparar os dirigentes sindicais para os momentos de dificuldades, tanto econômicas quanto políticas. “A política sindical não é diferente e o nosso grande objetivo é avançar com qualidade e segurança, sempre pensando nos trabalhadores lá na base. Nesse sentido, para a FETAEP preparar os dirigentes está entre as prioridades”, comenta Rodrigues.

Como avaliação final, Rodrigues considera que as rodadas pelas dez Regionais foi um sucesso em todos os âmbitos. “A participação foi maciça de todos os diretores e funcionários dos STTRs. Comemoramos porque conseguimos, por meio do diálogo, conscientizá-los sobre uma boa gestão e administração do Sindicato. Eles puderam perceber também, mediante a nossa fala, a importância das parcerias nos municípios a fim de impulsionar ainda mais a ação sindical”, afirma.

Para o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, o grande propósito é aproximar, cada vez mais, o trabalhador rural do seu Sindicato da Federação, e esta da Confederação e entidades parceiras. “Temos a convicção de que isso só acontecerá se ele encontrar um Sindicato com boa gestão, forte e atuante que realmente o represente”, comenta.
SUSTENTAR - Sustentado em três eixos – Administração, Formação e Comunicação – o Plano tem como foco criar espaços formativos que propiciem a interação entre os trabalhadores e as trabalhadoras rurais sobre as ações do MSTTR. Aliado a isso, o Sustentar evidencia o papel da comunicação sindical como uma importante ferramenta política na democratização da informação. Afinal, a comunicação vai muito além de boletins, informativos e panfletos. “Entendemos que através de um investimento forte nesses três eixos é que alcançaremos bons resultados à nossa base”, conclui o presidente da FETAEP.