Notícia

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Piso estadual foi reajustado e passa a vigorar a partir de 1º de maio

Para os trabalhadores rurais, que pertencem ao Grupo I, valor passa a ser R$ 1.148,40. Piso do Paraná segue sendo o mais alto do país.

O piso estadual do Paraná foi reajustado em aproximadamente 11,27%. A partir de 1º de maio, o piso dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais formais – que pertencem ao Grupo 1, dos profissionais da agropecuária, atividades em florestas e a pesca – passará a ser R$ 1.148,40. A proposta de reajuste foi encaminhada pelo Conselho Estadual do Trabalho -  órgão tripartite formado por representantes de trabalhadores, empregadores da iniciativa privada e poder público - para votação e aprovação na Assembleia Legislativa. Na sequência, deverá ser sancionada pelo Governador Beto Richa e publicada a Lei do Piso Estadual.

O secretário de Assalariados da FETAEP, Carlos Gabiatto, avalia as discussões como positivas – apesar de embates naturais entre entidades laborais e patronais, que demonstraram certa resistência já esperada com relação ao reajuste. “Sempre há um embate natural entre capital e trabalho e é justamente por esse motivo que existimos enquanto MSTTR: para defender e lutar pelos interesses da nossa classe de trabalhadores e trabalhadoras do campo”, afirma.

Gabiatto também comemora o diálogo que há no Estado entre trabalhadores, entidades patronais e o governo dentro do Conselho do Trabalho. “É uma grande conquista que deve ser valorizada, já que é neste espaço que podemos defender uma justa remuneração para nossos trabalhadores”, diz. As reuniões e debates do Conselho Estadual de Trabalho tiveram início o segundo semestre de 2015.

Como era antes – Desde quando foi instituído o piso estadual, há 11 anos, a FETAEP sempre primou pelo diálogo nas negociações dentro do Conselho Estadual de Trabalho. No passado, além de seguir os reajustes do salário mínimo nacional, não havia o debate entre as categorias sociais que pudessem melhorar as condições dos trabalhadores dentro do Paraná.


Arquivo(s) sobre esta nóticia