Notícia

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Parceria entre Fetaep e BSBIOS garante lucro aos produtores de soja

A saca de soja do agricultor familiar será comprada por R$ 1,00 acima do valor de mercado

Agricultores familiares de todo o Paraná serão beneficiados pela parceria firmada entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) e a indústria BSBIOS Energia Renovável - que aderiu ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Com a parceria, a empresa se comprometeu a comprar soja dos agricultores familiares a R$ 1,00 acima do preço de mercado - “garantindo uma renda extra ao trabalhador rural”, afirma o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. 

Segundo ele, desde o dia 10 de outubro - quando o protocolo de intenções foi firmado - a Fetaep já avalizou dois contratos entre a BSBIOS e as cooperativas COAGRO (Cooperativa Agropecuária de Capanema)  e a COPAGRIL (Cooperativa Agroindustrial de Marechal Cândido Rondon). “A soja advinda da agricultura familiar será adquirida pelas cooperativas, que repassarão o produto à BSBIOS”, informa Mueller. De acordo com ele, a indústria firmou um compromisso de comprar, pelo menos, 30% da matéria-prima oriunda da agricultura familiar. Ao todo, o convênio vai beneficiar 308 municípios do Paraná.

Segundo o vice-presidente da Fetaep, Mário Plefk, a parceria é vantajosa para ambos os lados, “já que para a Fetaep será uma garantia de ganho maior aos agricultores e para a BSBIOS será a aquisição do Selo Combustível Social – destinado apenas às empresas que adquirem produtos da agricultura familiar para a produção de biodiesel”, afirma Plefk.

Empresa – 

A BSBIOS foi fundada em 15 de abril de 2005, em Passo Fundo (RS), com finalidade especifica para a produção de Biodiesel. Com a aquisição da unidade paranaense, em Marialva, a BSBIOS deve ampliar sua atual capacidade de produção dos atuais 159 milhões de litros de biodiesel por ano para algo em torno de 320 milhões de litros, utilizando matérias primas como soja, canola, girassol e mamona.

Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
O PNPB é um programa interministerial do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a produção e uso do Biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.