Notícia

quarta-feira, 07 de outubro de 2015

Paranaenses preparam-se para Conferência Estadual de Mulheres

Articulação feminina no Estado é um grande passo para o empoderamento das mulheres

Desde o mês de abril até setembro, diversos municípios de todo o Paraná organizaram – com apoio de suas Secretarias e Conselhos de Mulheres e mediante a mobilização de assistentes sociais – diversas Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres. Todas foram guiadas pelo tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” e foram uma etapa de preparação para a Conferência Estadual, prevista para acontecer em dezembro, de 3 a 5 de dezembro de 2015, em Curitiba.

“As Conferências Regionais tiveram uma enorme adesão em todo o Estado. Houve grande participação da sociedade civil e do Poder Público, bem como a presença de entidades e movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da mulher”, afirma a secretária de Mulheres da FETAEP, Marucha Vettorazzi. A Federação e os STTR’s estiveram presentes em algumas das conferências em nome das mulheres trabalhadoras do campo.

Tendo o propósito de avaliar as políticas públicas voltadas para as mulheres e sua efetividade em cada região do Estado, além de gerar debates sobre a violência de gênero e o feminicídio, os encontros buscaram promover a qualificação e participação feminina ativa na política.  Para Marucha Vettorazzi, a representação e representatividade de mulheres na esfera política tem enorme importância para assegurar e garantir a ação governamental em prol do seus direitos.

“O primeiro passo para fortalecer e empoderar as mulheres, principalmente contra a violência de gênero, é pensar em condições para efetivar a igualdade de direitos e de oportunidades em sua diversidade, especificidades e desafios”, pondera ela.  Para a secretária, este é o papel fundamental da realização das conferências na vida das mulheres paranaenses.