Notícia

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Paraná reúne seu Coletivo de Política Agrícola

O grupo, formado por aproximadamente 40 dirigentes sindicais das dez regionais da Federação, discutiu as perspectivas do mercado do leite no Paraná, rotulagem, CAR (Cadastro Ambiental Rural

 

Está reunido, desde ontem (dia 13), o Coletivo de Política Agrícola da FETAEP. Objetivo foi, além de discutir e avaliar o atual cenário em torno da política agrícola, reafirmar a necessidade de trabalhar o conteúdo apresentado junto à base. “O grupo sai daqui hoje com uma lição de casa: levantar um diagnóstico regional em torno do que aqui discutimos para, na sequência, pensarmos em ações conjuntas”, diz o secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, que classificou o encontro como esclarecedor.

O grupo, formado por aproximadamente 40 dirigentes sindicais das dez regionais da Federação, discutiu as perspectivas do mercado do leite no Paraná, rotulagem, CAR (Cadastro Ambiental Rural), Plano Safra 2015/2016, Programa Nacional de Biodiesel e o Programa Plante Seu Futuro. Além da FETAEP, os temas foram apresentados por algumas entidades parceiras do Movimento Sindicais - Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Abastecimento e Agricultura (Seab-PR) e CONTAG.

O desenvolvimento da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel foi exposto pelo secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris. Em sua fala, ele apresentou o processo de inserção do biodiesel no Brasil, assim como sua evolução até chegar aos dias atuais. Baseado no tripé que envolve sustentabilidade ambiental, social e econômica, o Programa colabora para uma maior diversificação da matriz energética brasileira e ainda contribui com a produção da agricultura familiar.

Porém, Rovaris fez um alerta: a produção de oleaginosa destinada ao biodiesel não deve ser a atividade principal e nem exclusiva. “Ela deve permitir a diversificação e a complementação da renda desse agricultor(a) familiar”, orientou.