Notícia

terça-feira, 14 de março de 2017

Paraná está presente no 12º Congresso da CONTAG

Mais de 1,5 mil pessoas discutem o futuro do MSTTR pelos próximos anos.

De 13 a 17 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, acontece o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR). Estão presentes delegações de todo o Brasil, com aproximadamente 1,5 mil delegados e delegadas, além de assessores, observadores e convidados. Mais de 40 pessoas fazem parte da caravana do Paraná, entre elas toda a diretoria da FETAEP (Ademir Mueller, Marcos Brambilla, Marucha Vettorazzi, Claudio Aparecido Rodrigues, Carlos Gabiatto e Alexandre Leal).

O Congresso da CONTAG é a maior instância de deliberação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Nele serão discutidos temas específicos e gerais do Texto Base alterado nas plenárias regionais nos estados. São mais de 1,8 mil emendas ao documento original. “É importante destacar que as definições do evento nortearão o plano de trabalho do movimento para os próximos quatro anos”, ressalta o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

Eleições - Na ocasião, também serão realizadas as eleições para a diretoria e conselho fiscal da CONTAG, gestão 2017/2021. O Paraná está representado na chapa única, com os diretores da FETAEP Marcos Brambilla e Marucha Vettorazzi. Assim como no Congresso, que deliberou pela paridade de gênero e representação de 20% de jovens e 3ª idade para participação, esta é a primeira chapa que pleiteia a diretoria da Confederação com paridade. A eleição ocorre no dia 17 de março.

Primeiro dia - No dia 13 de março, foi realizada a abertura solene e política do Congresso, com a participação de diversas autoridades políticas do Brasil e representantes estrangeiras.

Capacitação - O 12º CNTTR, que tem como lema “Levantar as bandeiras de luta e fortalecer a organização sindical da agricultura familiar!”, é uma oportunidade para capacitação de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras em promoção social e desenvolvimento rural sustentável por meio de várias comissões temáticas (Reforma Agrária, Acesso à Terra e aos Bens Comuns; Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar; Agricultura Familiar e Relações de Trabalho; Políticas Públicas de Proteção Social da Agricultura Familiar; Luta e Organização das Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas por uma Sociedade Mais Justa e Igualitária; Organização e Luta da Juventude Trabalhadora Rural; Organização e Luta dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade e Idosos e Idosas; Formação Político-Sindical e; Comunicação Popular para Chegar à Base).