Notícia

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os desafios da Agricultura Familiar

Editorial Agosto

Mês passado este editorial mostrou dados que confirmam que a agricultura do Paraná é em sua grande totalidade familiar. Mas mesmo tendo uma representatividade tão forte, ainda temos muitos desafios para vencer.

 

O Grito da Terra Paraná que acontecerá no dia 22 de setembro é uma das ferramentas que o MSTTR tem para buscar soluções para seus problemas estruturais. Ou seja, buscar políticas públicas que atendam as necessidades do agricultor familiar e do assalariado rural, homens e mulheres, jovens e idosos.

 

Países desenvolvidos tem na agricultura familiar um forte eixo de desenvolvimento econômico e social, por isso destinam muitos incentivos ao setor e já realizaram a reforma agrária de forma saudável.

 

Mais de 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro são provenientes da agricultura familiar. E mais, cerca de 40% do Valor Bruto da Produção Agropecuária são produzidos pelos AF, além de ser o segmento que mais cresceu nas ultimas duas décadas.

 

Este mês a Fetaep lançou com distribuição gratuita a Cartilha do Pronaf, e a Apostila da P Programa de Aquisição de Alimentos  da Agricultura Familiar (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar  (PMAE). São dois manuais que ajudam na operacionalização dos programas respectivamente.

 

Sabemos que a AF ajuda fortemente o desenvolvimento local, e estes programas também vão ajudar muito nos financiamentos, aquisição de equipamentos e na compra e venda dos produtos da AF.

 

A Cartilha do Pronaf e o Manual do PAA e PNAE são duas edições tão importantes que serão abordados em todos os encontros regionais que acontecem agora nos próximos dois meses.

 

A Fetaep vai continuar vencendo os desafios e avançando em suas conquistas. O Grito da Terra Paraná que vai acontecer no próximo mês vai cobrar e articular com governo, secretarias, órgãos institucionais e com o Branco do Brasil mais políticas voltadas à agricultura familiar e aos assalariados rurais.

 

Ademir Mueller - Presidente