Notícia

quinta-feira, 25 de março de 2010

Os 3 módulos estaduais da ENFOC já estão sendo preparados

Estado, Sociedade e Ideologia; História, Concepção, Estrutura e Prática Sindical; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, estarão entre os temas apresentados

Os três módulos estaduais da Escola Nacional de Formação Política Sindical da Contag (Enfoc) já estão sendo organizados pelos departamentos de Formação e de Eventos da Fetaep. A primeira etapa acontecerá em maio, a segunda em julho e a terceira em setembro. Todas em Curitiba. Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas. Para o presidente da Federação, Ademir Mueller, a política de formação é uma das prioridades do Movimento Sindical em 2010. “Nosso objetivo é formar dirigentes sindicais cada vez mais comprometidos com as lutas e com as políticas e práticas sindicais”, Mueller.

Até a primeira semana de abril, os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR´s) deverão receber um ofício com as datas já definidas e com as informações necessárias para a inscrição dos interessados. Segundo a assessora de Formação, Mariléia Tonietto, a Fetaep já tem algumas datas em mente, mas antes de divulgá-las é preciso acertar alguns os detalhes.

Os temas a serem apresentados e debatidos nas etapas estaduais são: 1 – Estado, Sociedade e Ideologia; 2 – História, Concepção, Estrutura e Prática Sindical; 3 – Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Para participar - Os STTR´s interessados deverão encaminhar à Fetaep via Correios ou e-mail a ficha de inscrição preenchida com os dados dos participantes. No entanto, a assessora de Formação faz um alerta. “Salientamos que os indicados deverão ter comprometimento com a política de formação do movimento sindical, com o trabalho em equipe, tendo disponibilidade para acompanhar o processo formativo e a implementação do Grupo de Estudos Sindicais (GES). “A Enfoc oportunizará aos participantes reconhecer o real papel da política de formação, atualmente entendida como uma das prioridades do MSTTR. 
 
De acordo com ela, por meio do GES, a Enfoc possibilitará a formação de uma rede de educadores capazes de atuar nos municípios, conforme prevê o Projeto Político Pedagógico da ENFOC. “A Escola pretende avançar também pelos municípios, não ficando apenas com as etapas nacional, regional e estadual”, acrescenta.

Importância –

A ENFOC é muito importante porque, com o aprendizado adquirido, o dirigente sindical terá elementos para desenvolver um olhar crítico sobre a sua prática sindical e subsídios para transformar a vida do trabalhador, além de uma série de outros benefícios.

Dúvidas e questionamentos poderão ser encaminhados para os e-mail´s
formacao@fetaep.org.br ou eventos@fetaep.org.br.