Notícia

quarta-feira, 25 de março de 2015

Olhos voltados para o futuro

2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná

A cerimônia de abertura do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná, realizada no dia 18 de março de 2015, em Curitiba, contou com importantes nomes do cenário político e sindical, além dos 198 delegados e delegadas de todo o Paraná. Entre as autoridades presentes estavam o coordenador da Regional Sul da CONTAG, José Walter Dresch, o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, o secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Noberto Ortigara, além do presidente da FETAEP, Ademir Mueller, e dos demais secretários da Federação. Também prestigiaram a solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, os deputados estaduais Cláudio Palozi e Guto Silva.

Ademir Mueller, em sua fala, saudou os delegados e delegadas presentes dizendo serem eles os verdadeiros protagonistas do evento. Destacou também a relevância das decisões do Congresso, responsáveis por determinar as diretrizes e bandeiras de luta para os próximos quatro anos. Além disso, elencou os grandes desafios que 2015 reserva ao Movimento Sindical com a realização de significativos movimentos de massa, como: Festival da Juventude, Marcha das Margaridas, além dos Gritos da Terra Brasil e Paraná. Mueller também aproveitou a ocasião para anunciar a construção da nova sede da FETAEP que, segundo ele, será a “Casa do Trabalhador e da Trabalhadora Rural”.

Já os convidados ressaltaram os desafios da agricultura familiar e o valor dos movimentos sociais para a conquista dos direitos da categoria trabalhadora rural. Além disso, salientaram a importância da sucessão rural por meio da juventude rural. De acordo com Antoninho Rovaris, da CONTAG, a sucessão rural não ocorre por si só se não houver a promoção de condições para que a juventude permaneça no campo. A preservação de uma agricultura familiar sustentável também foi lembrada por José Walter Dresch, coordenador da Regional Sul da CONTAG. “Sustentabilidade é essencial para que os nossos trabalhadores continuem gerando riquezas para o Brasil”, afirmou.

Representando o governador do Estado, Beto Richa, o secretário Estadual da Agricultura, Noberto Ortigara, iniciou sua fala relembrando suas origens no campo. “No nosso tempo era um pouco mais penoso, cabo de enxada, arado de boi, carroça. Hoje temos alguns equipamentos que reduzem a penosidade do trabalho. Afinal, um pouco de máquina faz bem”, comentou. Para ele, além dos novos desafios tecnológicos, existe o desafio de construir um ambiente que respeite o agricultor e agricultora em busca de uma vida no campo melhor.

Ortigara ressaltou que, apesar de o Brasil estar passando por um momento complicado nos âmbitos político e econômico, as previsões para o primeiro semestre ainda são favoráveis, “mas é necessário maestria para administrar a propriedade”, enfatizou. Para ele, boas práticas fazem bem em qualquer setor da vida, especialmente no setor de produção de alimentos. A cerimônia foi encerrada com a perspectiva de um olhar voltado para o futuro que o Movimento Sindical busca para os filhos e netos da agricultura.