Notícia

terça-feira, 28 de julho de 2020

Objetivo é fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar

Governo do estado e Fetaep lançam projeto Pense Agro

 

Governo do estado e Fetaep lançam projeto Pense Agro

Objetivo é fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar

Foi realizado hoje (28) o lançamento do projeto Pense Agro, o Hackathon da Escola Agrícola 4.0. O evento, uma parceria entre governo do estado e Fetaep reuniu representantes e lideranças públicas e privadas, da agricultura familiar e sociedade organizada de um modo geral. A iniciativa tem como objetivo acelerar a retomada da economia pós pandemia a partir do campo, a considerar a dinâmica e as respostas rápidas que a agricultura e agricultura familiar tem condições oferecer ao desenvolvimento econômico e social do Paraná.

Durante o lançamento o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior destacou o trabalho da Fetaep no fortalecimento da agricultura familiar e demonstrou gratidão ao homem do campo pela comemoração do Dia do Agricultor (28 de junho). Ao lado do presidente Fetaep Marcos Brambilla, o governador lembrou que o Paraná é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do planeta. E que isso acontece de forma sustentável graças ao trabalho do agricultor.

Marcos Brambilla, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep), destacou a importância de iniciativas que tragam avanços ao campo, melhorando a qualidade de vida, aumentando renda e garantindo o abastecimento da população. “Neste Dia do Agricultor estamos entregando um serviço para uma categoria tão importante da população do nosso país. O agricultor desempenha um trabalho que vai muito além do cultivo, é uma vocação, cujo conhecimento se dá muito pela prática e experiência de vida. As contribuições dos avanços tecnológicos são extremamente importantes para que possamos ter bons resultados e esperamos que o Escola Agrícola 4.0 possa tornar isso possível”.

A proposta do Pense Agro é fomentar cultura da inovação e empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade na agricultura paranaense. Um objetivo que passa pelo Hackathon da Escola Agrícola 4.0, a estratégia que vai disponibilizar as ferramentas necessárias para mobilizar a comunidade acadêmica, escolas agrícolas, pesquisadores e agricultores em torno dos desafios e oportunidades de inovação no campo.

Durante o lançamento do Pense Agro o governador Ratinho Júnior assinou o decreto de transferência da administração da Granja Canguiri, que de ex-residência do governo do estado passa a ter uma nova função social de capacitação, educação e formação para a inovação agrícola. A proposta é transformar a Granja Canguiri em um espaço de suporte ao Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo ao imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Para acompanhar e participar da agenda do Pense Agro – Hackathon Escola Agrícola acesse www.penseagro.pr.gov.br