Notícia

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Fetaep, Contag e STTRs, juntos no Novembro Azul

Pela saúde de todos os homens!

 

 

 

A Fetaep, Sindicatos e Contag reforçam a todos os agricultores familiares a necessidade e a importânica de cuidar de sua saúde. 

A campanha do Novembro Azul de 2020 já está acontecendo em todo o Brasil, com ela, muitas mensagens sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. 

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na região Nordeste; de 65,29/100 mil na região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na região Sudeste; de 62,00/100 mil na região Sul; e de 29,39/100 mil na região Norte.

Diante de números tão preocupantes, a importância da campanha Novembro Azul, alertando e lembrando a população rural, principalmente aos homens do campo, sobre os fatores de riscos, sintomas e a prevenção do câncer de próstata.

Fatores de risco

Fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata.

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Fatores que ajudam na prevenção

Fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de câncer de próstata mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Exames para investigar o câncer de próstata

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

  • Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Tratamento

O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

“Embora seja uma doença comum, por preconceito, medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não falar sobre o câncer de próstata. Mas é preciso romper essas barreiras e se necessário fazer o exame. Homem rural cuide da sua saúde e da sua Vida. A prevenção é a nossa maior arma no combate ao câncer de próstata”, alerta a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

#AzulAtitude

#PrevençãodoCâncerdePróstata

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações do INCA