Notícia

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Diretoria da FETAEP toma posse com proposta de abrir mercado para a agricultura familiar paranaense

Federação vai intensificar o diálogo sobre as demandas regionais, trabalhar para profissionalizar a produção e fidelizar os consumidores

A nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) tomou posse nesta terça-feira (22) em solenidade realizada na sua sede em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e dos secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. Líderes sindicais de todas as regiões do estado levaram apoio ao novo presidente, Marcos Brambilla, e aos diretores, que foram eleitos com aprovação de 97% dos votantes na eleição realizada em setembro passado. Dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina também prestigiaram a solenidade.

A diretoria inicia seu mandato determinada a desenvolver um novo sindicalismo, que aproxime a federação e o agricultor, elevando-o a um papel de protagonista nas decisões que afetam o seu cotidiano. Para Marcos Brambilla, a nova forma de gestão, aliada ao histórico de lutas e conquistas da FETAEP, será o caminho para “construir o futuro que queremos”.

Há mais de 50 anos a FETAEP organiza os trabalhadores rurais e defende seus direitos, buscando igualdade entre homens e mulheres, e integrando os jovens. A principal estratégia para os anos que virão é melhorar o quadro técnico e reforçar a equipe. “Queremos oferecer o melhor serviço aos sindicatos para estar mais próximos dos agricultores e agricultoras. Vamos construir estratégias em cima das principais demandas regionais. Em cada região do Paraná, nossos técnicos estarão dialogando com as realidades locais. Com isso, poderemos construir as oportunidades para que a produção chegue aos mercados mais exigentes. Estamos certos de que essa será a melhor forma de fidelizar nossos consumidores e melhorar a participação da agricultura familiar no mercado”, explica Brambilla.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior lembrou que os pequenos agricultores são responsáveis por 85% do que é produzido no estado e que trabalha para consolidar o Paraná como protagonista na produção de alimentos. “Para isso, estamos criando uma política de incentivo à indústria da transformação de alimentos. Lançamos o Coopera Paraná, que incentiva a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos sócioprodutivos.”

Ratinho Junior antecipou que em 2020 as escolas estaduais servirão três merendas por período escolar nas 50 cidades mais pobres do Paraná. “Isso aumentará em R$ 160 a R$ 200 milhões que iremos colocar na agricultura familiar para comprar a merenda dessas escolas. Essa iniciativa ajudará a criar empregos, aumentar a renda do agricultor, ampliar a produção e, com isso, gerar mais riqueza ao estado.”

O secretário Norberto Ortigara destacou que o trabalho em conjunto das entidades da agricultura familiar com o governo do estado sempre gera bons frutos. "A FETAEP tem uma importante parceria com a Emater, braço técnico do governo na agricultura. Nessa colaboração, técnicos auxiliam no desenvolvimento de uma agenda produtiva que garanta o crescimento dos pequenos produtores no Paraná.”

A posse foi conduzida por Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Rovaris destacou o papel da federação, que assim como a Contag atua há mais de 50 anos em prol dos agricultores. “A FETAEP esteve presente em todos os momentos com a Contag na incessante luta pelos direitos de todos que atuam na agricultura familiar. Vamos buscar juntos a manutenção desse trabalho e encarar os desafios futuros. Reafirmo a nossa confiança nessa diretoria e a admiração pelo trabalho já realizado. Estamos juntos na luta por melhores condições de vida no campo.”

Participaram ainda da cerimônia de posse da FETAEP o deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB), que é presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná, e dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) e das entidades: Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Santa Catarina (FETAESC), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná (FETARP), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Descomplica Agrícola

Durante a posse da FETAEP, o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou que nos próximos dias fará o lançamento do Descomplica Agrícola. O programa irá facilitar o processo para o agricultor que depende de licença ambiental. Granjas e aviários de até 6 mil m² e tanques de piscicultura de até 12 mil m² serão dispensados de licença ambiental, e em substituição a isso terão que fazer um documento informativo junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com auxílio da Emater.

Parcerias

No começo dessa jornada, a FETAEP está se articulando com seus parceiros mais importantes para atuar no desenvolvimento da agricultura familiar paranaense. Durante a posse da nova diretoria, a FETAEP assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) que renova uma parceria com o Instituto Emater. O documento prevê o desenvolvimento de um plano de trabalho anual pelos próximos quatro anos.

A ação foi assunto recorrente ao longo dos últimos meses e teve como um dos objetivos a reposição do quadro de assessores regionais especialistas. Escolhido como o novo assessor estadual, Raul Brianese ressalta que novas ações específicas serão aplicadas e que o esforço está em concordância com a visão da nova diretoria da federação de aproximação com os agricultores familiares e de fortalecimento das parcerias.

As iniciativas que serão abordadas incluem orientação para buscar crédito rural, aproximação dos agentes financeiros, atendimento à juventude rural e produção sustentável de alimentos. Esta última por meio do fortalecimento do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e da comercialização de frutas, legumes e verduras.

O presidente do Instituto Emater, Natalino Avance de Souza, ressalta o propósito em comum com a FETAEP e o foco de “fornecer assistência técnica de forma planejada e estruturada para a agricultura familiar poder dar um salto de qualidade, principalmente nas áreas mais necessitadas”.

O assessor da diretoria da FETAEP, Benedito Luiz Almeida, afirma que a “união das duas instituições para a realização do PRONAF junto ao Banco do Brasil é muito significativa e muito potente, permitindo contemplar um número maior de agricultores, que também serão melhor assistidos tecnicamente”.

Composição da diretoria

Marcos Brambilla foi vice-presidente da FETAEP na gestão de 2015/2019 e secretário de Política Agrícola. Desde abril deste ano estava à frente da entidade por meio da Junta Governativa eleita. Nascido em Medianeira, é agricultor familiar e iniciou seu trabalho no movimento sindical no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capitão Leônidas Marques, onde é associado e mantém propriedade rural familiar.

Presidente: Marcos Brambilla

Vice-presidente: Aparecido Callegari

1ª Vice-presidente: Ivone Francisca de Souza

2º Vice-presidente: Claudio Zeni

Secretário geral: Alexandre Leal dos Santos

1° Secretário geral: Donizete Santos Pires

2° Secretário geral: Romeu Carlos Scherer

Secretário de Finanças e Administração: José Amauri Denck

1ª Secretária de Finanças e Administração: Mery Terezinha Halabura Woiciekoviski

2ª Secretária de Finanças e Administração: Sandra Paula Bonetti

Suplentes de diretorias: Wilson de Souza Silva, Edvard José de Oliveira, José Aparecido Luiz, Carlos Roberto Sestari, Marli Catarina Vieira Carvalho da Rocha, Robson Sividanis, Isabela Albuquerque, Vera Lucia Lemes, José Ulisses de Britto, Maria Solange Ferreira dos Santos Wrublak.

Titulares do Conselho fiscal: Cleusinete Marcia Prates Novaes, Luiz Vicente Thomazini e Ilton Irineu da Silva.           

Suplentes do Conselho fiscal: Elisa Walter Zimpel, Renata Ribeiro Felix e Paulo Cesar Baia.    



Galeria de fotos sobre esta notícia

Posse nova diretoria

fotos desta galeria