Notícia

quarta-feira, 06 de abril de 2016

NOTA DA REGIÃO SUL DA CONTAG

Sobre pronunciamento do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG

As Federações dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, componentes da Regional Sul da Contag, após tomar conhecimento do pronunciamento do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Sr. Aristides Veras dos Santos, na última sexta-feira, dia 01, em evento no Palácio do Planalto, manifesta-se publicamente de forma contrária à posição e a forma colocada pelo mesmo.

A CONTAG, as Federações, os Sindicatos e os movimentos sociais, precisam lutar pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores rurais. Devem buscar a reforma agrária, recursos para financiamento rural, a manutenção dos direitos previdenciários e demais direitos sociais, mas sempre de maneira pacífica.

Criticamos a utilização da violência contra os trabalhadores, quando estes se manifestam pelos seus direitos. Por isso entendemos que não são os trabalhadores que devem incentivar a utilização de meios radicais e violentos na busca de seus direitos, se querem justamente a liberdade e o direito de se manifestar. 

A Região SUL se manifesta veementemente contra o conteúdo do pronunciamento do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG, no que se refere à forma de atuação do Movimento Sindical. Esse não reflete o entendimento da base, que quer Justiça Social, mas não quer violência, não quer retaliação e quer que a corrupção e a roubalheira sejam investigadas e os culpados sejam punidos, sejam eles quem quer que os tenham cometido, porque o desvio de recursos públicos prejudica muito toda a sociedade e são os trabalhadores que mais sofrem em razão disso. E se não há recursos para garantir terra, saúde, previdência, segurança, educação, é também porque o dinheiro é mal aplicado.

Reiteramos nosso posicionamento em favor da defesa dos direitos e contra qualquer tipo de violência, qualquer que seja a origem e a causa e também, o total apoio à investigação de todos os crimes cometidos contra a população, inclusive a corrupção. Pois é entendimento do MSTTR do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná de que o papel do MSTTR em todas as suas instâncias é de defender, amparar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras, e sempre lutar para manter os direitos dos trabalhadores e tendo a isenção de bandeiras politicas partidárias.

Assim, solicitamos um esclarecimento do Companheiro Presidente da CONTAG sobre tal declaração, para que possamos esclarecer o assunto junto a nossa base estadual e regional, a qual o Senhor é oriundo.

Carlos Joel da Silva - Presidente FETAG-RS.

José Walter Drech - Presidente FETAESC.

Ademir Mueller - Presidente da FETAEP.