Notícia

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Na Casa Civil, FETAEP pede mais segurança às famílias do campo

FETAEP situa chefe da Casa Civil sobre a situação agrária do Paraná.

Em reunião realizada com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, no dia 14 de julho, a FETAEP – representada pelo secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, e pelo secretário de Política Agrária, Alexandre Leal – pediu mais segurança às famílias rurais e o fortalecimento da patrulha rural, além de mais policiamento em alguns acampamentos da Reforma Agrária. Entre eles, relataram a situação das famílias acampadas na fazenda Antártica, em Marilândia do Sul, que estavam sendo ameaçadas.

Por conta da morosidade do INCRA e da tensão instalada no local, a FETAEP e a secretaria de Assuntos Fundiários do Governo do Estado recomendaram que saíssem do local.  Nesse sentido, a FETAEP pediu que o Estado interceda a favor dessas famílias em busca de uma nova área. Rossoni informou, com relação à segurança, que já foram contratados mais de 2 mil policiais e 1 mil viaturas. Com este contingente, ele acredita melhorar as condições no campo.

Outro ponto de discussão presente na reunião foi o problema dos agricultores familiares atingidos pela barragem do Baixo Iguaçu. Brambilla relatou toda a situação ao chefe da Casa Civil que, por sua vez, afirmou que as negociações para a venda das propriedades rurais devem ser realizadas diretamente com as famílias, sem a interferência do MAB, tal como defende a FETAEP. 

Além desses casos, a FETAEP pediu uma atenção especial do Estado aos trabalhadores rurais acampados pelo Estado, a maioria deles vivendo em condições desumanas.