Notícia

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mulheres ultrapassam cota mínima no congresso da Fetaep

Mulheres trabalhadoras rurais extrapolaram o limite da cota mínima de 30%, estabelecida no regimento interno do congresso

Com presença maciça no 1º congresso estadual da Federação dos Trabalhadores (as) do Estado do Paraná, as mulheres trabalhadoras rurais extrapolaram o limite da cota mínima de 30%, estabelecida no regimento interno do congresso. O fato foi comemorado pela coordenadora estadual Mercedes Demore, e citado nos discursos das autoridades como um amadurecimento do movimento sindical.

Mais de 40% do plenário é feminino, essa conquista da coordenação estadual de mulheres foi salientada por Mercedes Demore. “A presença de vocês aqui é muito importante, pois além de discutir os temas ligados ao tema das mulheres, todos os outros assuntos também nos interessam e precisamos nos apropriar cada vez mais disso”, considerou a sindicalista.

A coordenadora também relatou os trabalhos que as mulheres estão realizando durante todo o mês de março em razão do Dia Internacional da Mulher. No Paraná são duas caminhadas e diversos encontros regionais e municipais. Segundo Mercedes foram mais de 10 mil mulheres envolvidas em processos de formação nesse mês.

A dirigente também não esqueceu de lembrar da mobilização do estado para participar da maior ação de mulheres do ano, a Marcha das Margaridas, que acontece em agosto. “Vamos marchar juntas com todo o Brasil”, disse após enfocar cada ponto dos eixos temáticos da Marcha.

Em sua fala o presidente da Contag, Alberto Broch, também mencionou o trabalho exemplar das trabalhadoras rurais paranaenses. “Queremos um campo brasileiro com gente, com a presença da família no campo, com suas raízes firmadas e a mulher tem responsabilidade marcante nesse processo, e hoje as mulheres do Paraná estão de parabéns dando esse exemplo”, afirmou.

As mulheres tem participação como delegadas em todas as comissões temáticas: Formação e organização sindical; Finanças e administração; Assalariados e Assalariadas Rurais; Política agrária e meio ambiente; Política agrícola; e Políticas Sociais. O 1º congresso estadual da Fetaep vai até esta sexta-feira (18).

Fonte: Agência Contag - Suzana Campos